Scroll Top

Vai comprar brinquedos? Saiba quais os cuidados que deve ter

brinquedos

Com o Natal a aproximar-se a passos largos, muitos já fizeram as compras que vão conquistar os mais pequenos. Mas para quem ainda não tem todos os presentes escolhidos, é preciso não esquecer que o brinquedo perfeito precisa de mais do que apenas as pilhas certas. “Nem todos os brinquedos são seguros”, confirma Mary Catherine Santos, uma cirurgiã pediátrica do Hospital Infantil Penn State Health, nos EUA.

“Vemos problemas com crianças que requerem cirurgia ou que sofrem lesões traumáticas devido a brinquedos em que a criança não é supervisionada ou o brinquedo é dado a uma criança da idade errada.”

“É importante que façamos uma pausa para garantir que as coisas são seguras”, acrescenta Jen Lau, especialista na mesma unidade de saúde.

Mas na época da paz e alegria (para não mencionar festas, férias, viagens e maratonas de compras), como se deve fazê-lo? Lau e Santos oferecem as suas ideias sobre aquilo a que devem estar atentos os pais.

Mas antes de mais, ambos dizem que o ingrediente chave para umas férias seguras é a supervisão parental. “As coisas acontecem quando não se está a vigiar a criança”, diz Santos. “Não há substituto para a supervisão e a presença dos pais.”

Para começar, o que é que os pais devem procurar? “Qualquer coisa com pilhas em forma de botão ou ímanes”, refere Santos. “Os bebés exploram instintivamente, colocando coisas na sua boca”, acrescenta Lau. “É o que eles fazem em termos de desenvolvimento. E as pilhas em forma de botão são literalmente ameaçadoras para a vida.”

Há que inspecionar todos os novos brinquedos que os mais pequenos recebem neste período de festas; prestar atenção aos rótulos – como diretrizes em relação à idade, peças pequenas e indicadores não tóxicos; assegurar-se de que os compartimentos das pilhas estão seguros e não podem ser abertos; certificar-se de que as crianças mais novas não podem ter acesso aos brinquedos potencialmente inseguros dos seus irmãos mais velhos.

E ainda:

Seguir sempre os rótulos de idade dos brinquedos: os brinquedos rotulados para três ou mais anos podem conter pequenas peças que são perigosas por asfixia. Os pais podem pensar que os seus filhos são incrivelmente dotados, mas estas diretrizes não são um comentário sobre inteligência. As etiquetas sobre idade são um guia de segurança baseado nas competências e capacidades de desenvolvimento das crianças numa determinada idade e nas características específicas de um brinquedo.

Devem comprar-se os brinquedos apenas a vendedores de confiança, com marcas conhecidas. Os tempos difíceis, do ponto de vista económico, levam a um pico de venda de brinquedos falsificados ou de contrafação. É pouco provável que estes brinquedos cumpram as leis rigorosas de segurança.

Ao comprar online, devem verificar-se as opiniões e fotografias dos produtos. Se se encontrar poucas opiniões ou se as opiniões forem em grande parte negativas, esta é um alerta para um potencial produto falsificado. Más fotografias, erros ortográficos na descrição do produto online são outra pista de que o brinquedo pode ser falso.

Há que inspecionar o produto e a embalagem para verificar se há peças quebradas ou danificadas que possam partir-se e constituir um risco de asfixia.

Quais são alguns dos riscos de segurança mais comuns que os pais podem evitar? Além das pilhas em forma de botões, já mencionadas, as especialistas alertam ainda para ímanes ou brinquedos que contenham ímanes. Se ingeridos, os ímanes podem ser atraídos uns para os outros através das paredes intestinais e podem causar perfuração, torção e/ou bloqueio dos intestinos, infeção, etc. Quando são ingeridos ímanes múltiplos, pode ser necessária uma cirurgia e secções do intestino podem ter de ser removidas.

Os ‘fidget spinners’, que têm pequenas partes removíveis, constituem risco de asfixia; há conjuntos químicos que contêm substâncias potencialmente tóxicas e prejudiciais quando ingeridas.

Posts relacionados