Scroll Top

O riso é realmente o melhor remédio, mostra a ciência

riso

O riso e o humor são ferramentas poderosas que podem ter um impacto significativo no nosso bem-estar, mostra um estudo realizado por investigadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Stephanie Schnurr e Yanyan Li, especialistas do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Warwick, mostraram como o riso e o humor podem ser incorporados nas nossas vidas para alcançar um maior bem-estar.

Os seus estudos sobre o riso e o humor, tanto no local de trabalho como em circunstâncias relacionadas com a saúde, mostram que possuem propriedades notáveis que podem aliviar a preocupação, diminuir os sentimentos de isolamento e incutir uma sensação de controlo sobre o estado mental e emocional de cada um, atuando como um valor de pressão natural.

“O riso é um canal importante para expressar sentimentos, mostrar apreço e criar uma atmosfera positiva. Do mesmo modo, ao adotar o humor, os indivíduos podem encontrar consolo e resiliência face à adversidade”, afirma Stephanie Schnurr.

O riso e o humor desempenham um papel essencial para permitir que os indivíduos lidem com situações novas e potencialmente esmagadoras e para criar relações saudáveis e felizes. O humor proporciona uma via para expressar o indizível, permitindo que as pessoas discutam temas relacionados com questões sociais, económicas e ambientais que são normalmente consideradas tabu, tais como questões financeiras, bem-estar mental e morte.

Os especialistas identificam, por isso, cinco formas pelas quais o riso e o humor podem beneficiar o bem-estar:

1. Ajuda-nos a ver o lado positivo das coisas: O riso e o humor podem ser ferramentas eficazes para proporcionar uma pausa mental dos desafios da vida. Permitem que os indivíduos adotem um ponto de vista mais ligeiro em relação às suas circunstâncias.

Ao encontrar o humor, e mesmo ao rir em situações difíceis, podemos lembrar-nos a nós próprios e aos que nos rodeiam que a situação pode não ser tão má como pensamos. Rir de desentendimentos e problemas entre colegas de trabalho, por exemplo, ajuda-os a ultrapassar esses problemas e lança as bases para um trabalho conjunto mais produtivo e colaborativo.

2. Recuperar o controlo: O riso tem a capacidade notável de nos dar poder e uma sensação de controlo, transformando-nos de vítimas indefesas em indivíduos responsáveis pelas nossas situações. Rir e gozar com o nosso estatuto de outsider numa equipa de trabalho é outro exemplo desta poderosa função do humor. Ao abraçarmos o poder do humor e do riso, somos capazes de enfrentar os desafios com confiança. Além disso, o riso serve como uma saída valiosa para a expressão emocional, promovendo o bem-estar mental e emocional geral.

3. Libertar os nossos valores de stress: O humor, sobretudo quando utilizado com ironia e sarcasmo, desempenha o papel de válvula de escape, permitindo aos indivíduos aliviar eficazmente o stress e a tensão. Ao abraçarmos o poder do riso, encontramos uma saída muito necessária para aliviar o peso dos desafios quotidianos. O envolvimento em trocas humorísticas permite-nos distanciarmo-nos temporariamente da seriedade da vida e do trabalho, oferecendo uma pausa momentânea e uma nova perspetiva.

4. Mudar a nossa perspetiva: O humor é uma ferramenta poderosa que pode desafiar e mudar a forma como pensamos sobre questões que afetam o nosso bem-estar. Pode mudar a forma como vemos as coisas e oferecer novas ideias. No contexto médico, o humor é frequentemente utilizado para pôr os doentes à vontade e para abordar conversas difíceis ou sensíveis, por exemplo, sobre o seu estilo de vida pouco saudável e a sua falta de empenhamento no plano de prevenção e tratamento.

“O humor cria uma nova versão da realidade que é mais fácil de viver, menos assustadora e menos suscetível de causar medo”, acrescenta Schnurr. “Utilizado por mulheres em profissões dominadas por homens para gozar com o seu estatuto de outsider, o humor permite-lhes criticar e desafiar o status quo sem desmotivar ou ofender os outros. O humor também pode ajudar as pessoas a criticar o seu chefe e a comunicar pontos de vista alternativos sem correrem o risco de serem abatidas por discordarem do chefe.”

5. Aproximar as pessoas: Rir e ter sentido de humor pode ajudar a aproximar as pessoas e a construir relações positivas. No local de trabalho, isto é particularmente útil nas entrevistas de emprego, onde a criação de uma boa relação com os entrevistadores e o sinal de pertença são importantes para o sucesso. Embora gozar e rir de alguém possa ser ofensivo, rir com (e não de) pode mostrar que compreende e gosta do seu colega e pode fazer com que ambos se sintam melhor e mais felizes.

Posts relacionados