
Distrações positivas, que nos ajudam a ultrapassar as tarefas difíceis, podem realmente a reduzir os nossos níveis de stress, revela uma nova investigação da Trinity Business School.
O estudo, realizado por uma equipa internacional de especialistas, mostra que intervenções positivas curtas, tais como ver um vídeo engraçado no YouTube, podem ajudar as pessoas a superar as exigências diárias, como lidar com e-mails irritantes ou com tarefas exigentes. Por sua vez, isto permite que sejam mais empenhados, criativos e úteis com os seus colegas de trabalho.
Assim, de acordo com esta pesquisa, da próxima vez que estiver a rir secretamente de um vídeo hilariante que o seu colega lhe enviou durante o intervalo do almoço, deverá gozar este momento. Este tipo de distrações irá ajudá-lo a recuperar de uma manhã stressante e prepará-lo para que o resto do dia seja um sucesso.
Vera Schweitzer, investigadora da WHU – Otto Beisheim School of Management e líder do estudo, explica que este trabalho “mostra que os sentimentos de positividade ao longo do dia de trabalho podem ajudar a manter a pessoa eficaz, sobretudo quando as exigências do trabalho diário pedem que invista muito autocontrolo, ou seja, recursos regulamentares para controlar o temperamento”.
“Tentar manter a calma depois de ler um e-mail irritante, por exemplo, é tipicamente bastante desgastante para os trabalhadores. Consequentemente, podem ter dificuldade em demonstrar autocontrolo durante o resto do seu dia de trabalho, o que, por sua vez, prejudicaria o seu empenho, criatividade e comportamento para com os colegas”, acrescenta.
De acordo com a especialista, “é aqui que entra em jogo a positividade: ver um vídeo engraçado aumenta os sentimentos de positividade. Tais emoções positivas permitem aos trabalhadores proteger os seus recursos regulamentares mesmo depois de lidarem com exigências de autocontrolo consumidoras de recursos. Por sua vez, isto afeta positivamente a sua eficácia no trabalho”.
Wladislaw Rivkin, professor associado em Comportamento Organizacional no Trinity Business School, acrescenta que “os ambientes de trabalho atuais são cada vez mais exigentes, mas temos uma compreensão limitada do que as organizações e os trabalhadores podem fazer para evitar os efeitos stressantes das exigências de autocontrolo, tais como e-mails negativos ou tarefas não amadas”.
“A nossa investigação mostra que as curtas intervenções de positividade, as distrações, podem ajudar a que os trabalhadores façam o melhor do seu dia e que os empregadores e empregados devem considerar incorporar mais positividade no dia de trabalho! Por exemplo, as organizações poderiam fornecer aos seus funcionários recomendações sobre pequenos vídeos engraçados através de um boletim informativo diário ou publicar uma ‘piada do dia’ na intranet. Ao fazê-lo, podem ajudar a mitigar os efeitos negativos das exigências de autocontrolo.”