Scroll Top

Jovens que fumam têm mais probabilidade de sofrer de stress crónico

stress

Os jovens que já usaram cigarros eletrónicos têm mais do dobro das probabilidades de sofrer de stress crónico, revela uma investigação apresentada no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia.

A autora do estudo Teresa To, cientista sénior do Hospital for Sick Children, em Toronto, Canadá, considera que “a investigação está a começar a mostrar como os cigarros eletrónicos afetam a saúde física e mental dos jovens. Por exemplo, a nossa investigação anterior demonstrou que os utilizadores destes aparelhos têm maior probabilidade de sofrer um ataque de asma. Neste estudo, estávamos particularmente interessados na relação entre o ‘vaping’, a saúde mental e a qualidade de vida dos jovens”.

O trabalho foi feito com base nos dados de um inquérito nacional canadiano, concebido para representar a população daquele país, que contou com a participação de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, 115 dos quais (12,7%) afirmaram ter usado cigarros eletrónicos.

Dados que revelaram que, apesar de os jovens que usavam cigarros eletrónicos terem mais probabilidades de serem fisicamente ativos, também tinham mais probabilidades de referir que sofriam de stress crónico extremo nas suas vidas.

“O stress crónico pode levar a problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. É importante que os jovens que sofrem de stress crónico recebam apoio desde o início para os ajudar a evitar recorrer a mecanismos de sobrevivência pouco saudáveis, como o vaping ou o tabaco. A vaporização não é uma forma eficaz de lidar com o stress, mas o stress e a ansiedade podem desencadear desejos de vaporizar e tornar mais difícil para o utilizador deixar de fumar.”

Os investigadores salientam que, embora o seu estudo mostre uma ligação entre o ‘vaping’ e o stress nos jovens, não mostra se o stress provocou um aumento do ‘vaping’, se o ‘vaping’ aumentou as experiências de stress ou se outro fator levou a um aumento de ambos. No entanto, a investigação teve em conta outros fatores que se sabe influenciarem o stress, como o rendimento, o consumo de álcool e problemas de saúde como a asma e a diabetes.

“Não sabemos porque é que os jovens que usam cigarros eletrónicos tendem a ser mais ativos fisicamente, mas pode ser que estejam a tentar controlar o seu peso com exercício e acreditem que o ‘vaping’ pode ajudar.”

Elif Dağlı, presidente do grupo da Sociedade Respiratória Europeia sobre Tabaco, controlo do tabagismo e educação para a saúde, considera que “este estudo sugere uma ligação entre o ‘vaping’ e o stress nos jovens e acrescenta ao que já sabemos sobre os efeitos dos cigarros eletrónicos na saúde dos jovens. O ‘vaping’ é ainda relativamente recente, mas o número de crianças e jovens que utilizam cigarros eletrónicos está a aumentar rapidamente. Precisamos de mais investigação sobre os impactos do vaporizador, mas também precisamos de aumentar a sensibilização para os danos da utilização de cigarros eletrónicos e prestar apoio para ajudar os jovens a evitar ou a deixar de fumar”.

Related Posts