Scroll Top

Para melhorar a fertilidade, há passos que importa não esquecer

fertilidade

A preparação física para a gravidez tem alguns pontos em comum com a preparação física para uma corrida. Dieta, exercício físico e evitar hábitos saudáveis são importantes para criar as condições para a gravidez, explica May Al-Araji, especialista em medicina familiar na Mayo Clinic Healthcare, em Londres.

“Geralmente, analisamos o estilo de vida como ponto de partida”, explica Al-Araji. “O exercício físico e a dieta são equilibrados e saudáveis? Existe algum fator que possa reduzir a capacidade de engravidar, como o tabagismo ou o consumo de álcool?”

A prática excessiva de exercício u estar abaixo ou acima do peso pode diminuir a fertilidade. Quando falamos em dieta, ter uma alimentação saudável, com alimentos variados e na porção certa para manter a nutrição e o peso saudável, é a melhor opção, considera a especialista.

“Verifique o tamanho das porções. Considero que isso é o mais importante. No geral, tente evitar alimentos processados, ricos em gordura e incorpore leguminosas, folhas verdes, vegetais e frutas.”

Se houver alguma preocupação de saúde, como uma alergia ou intolerância alimentar, em que certos alimentos deverão ser limitados ou evitados, isso deverá ser tido em conta no planeamento alimentar, acrescenta.

Reduzir os níveis de stress, dormir o suficiente e evitar o excesso de cafeína também são importantes para a fertilidade.

Finalmente, a especialista reforça que um estilo de vida saudável é importante tanto para mulheres como para homens, no que diz respeito à fertilidade, quando planeiam iniciar uma família. “O conselho é muito semelhante: cuide da sua saúde.”

 

Crédito imagem: fauxels (Pexels)

Posts relacionados