Scroll Top

Pernas mais pesadas no verão? A culpa é do calor e da doença venosa crónica

Joana Ferreira fala sobre doença venosa crónica

O calor e o verão são sinónimo de agravamento dos sintomas da doença venosa crónica, já que causam distensão das veias e aumento da permeabilidade dos capilares. Em entrevista ao Notícias Saúde, Joana Ferreira, médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, desmistifica os principais preconceitos sobre a doença venosa crónica e como podem aliviar os sintomas durante esta época mais quente. Leia a entrevista.

Para começar, o que é exatamente a doença venosa crónica e quais os principais sinais de alerta?

A doença venosa crónica define-se como um conjunto de sinais e sintomas (queixas) que os doentes apresentam, resultante do mau funcionamento das veias.

Os sintomas (queixas) incluem: perna cansada e pesada, comichão, cãibras e inchaço nas pernas, particularmente junto ao tornozelo.

Os sinais da doença são: derrames vasculares (também conhecidos como aranhas vasculares — nome técnico: telangiectasias), varizes, inchaço nas pernas e alterações nas características da pele provocadas pela DVC.

Qual destes sintomas são mais comuns durante o verão?

Sensação de pernas pesadas, cansadas e inchaço.

Por que razão o calor tende a agravar os sintomas da doença venosa crónica?

O calor agrava os sintomas da doença venosa crónica, visto que causa vasodilatação, levando à distensão das veias e ao aumento da permeabilidade dos capilares. Como consequência, os doentes ficam com os membros inferiores mais inchados.

Além disso, na estação quente, os doentes tendem a realizar menos atividade física (caminham menos), o que pode contribuir para o agravamento dos sintomas.

Existem grupos de risco mais vulneráveis nesta altura do ano?

Sim, existem grupos mais vulneráveis nesta altura do ano, nomeadamente os idosos, pessoas com obesidade e com hábitos sedentários.

Que práticas ajudam a prevenir ou a melhorar a doença venosa crónica?

Prática regular de exercício físico, controlo de peso, elevação dos membros inferiores, toma de medicamentos que atuam na veia (venoativos) e uso de meia elástica.

Quais são os principais conselhos para aliviar os sintomas nos dias mais quentes?

Elevação dos membros inferiores, aplicação de cremes refrescantes ou chuveiros de água fria nas pernas, banhos de piscina e toma de medicamentos venoativos que atuam na parede das veias.

O uso de meias de compressão é recomendado mesmo com temperaturas elevadas?

O uso de meia elástica está recomendado em todas as alturas do ano. Contudo, pode ser mais desafiante para o doente utilizar meias elásticas na estação quente. Nesses casos, o doente poderá optar por meias elásticas de malha mais fina. Na prática clínica, sabemos que é difícil que o doente utilize efetivamente meias elásticas com temperaturas mais elevadas. Muitos doentes optam nesta altura do ano por medicamentos.

Há algum mito ou ideia errada que a população tenha sobre esta doença?

Sim, há muitos mitos associados à doença venosa crónica. O primeiro é que a doença é apenas estética, no entanto, trata-se realmente de uma condição potencialmente grave.

Outro mito comum é a associação das varizes ao envelhecimento e a ideia de que, por isso, não precisam de ser tratadas. Com o envelhecimento, aumenta a probabilidade de desenvolver varizes, mas estas devem sempre ser alvo de tratamento.

A ideia de que apenas o sexo feminino é afetado também é errada. As varizes afetam homens e mulheres, sendo que, nos homens, a doença pode assumir formas mais graves.

Por fim, também é mito que o uso de saltos altos ou o hábito de cruzar as pernas agravam a doença. O que realmente favorece o desenvolvimento da doença são fatores como a obesidade e a ausência de exercício físico regular.

 

Crédito imagem: DR

Posts relacionados