Scroll Top

Varizes e dor nas pernas, uma relação possível

varizes

Pessoas que tenham dores e sensação de peso ou de ardor nas pernas podem estar a enfrentar sintomas das varizes, as veias torcidas e dilatadas que se costumam desenvolver à medida que a pessoa envelhece, mas também podem começar ainda na juventude. Qualquer veia que esteja próxima da superfície da pele, chamada de veia superficial, pode tornar-se uma variz.

“Para a maioria das pessoas, as varizes são uma preocupação apenas estética”, refere Christopher Huiras, cirurgião geral e vascular do Sistema de Saúde da Mayo Clinic em La Crosse e Sparta. “Mas, para outras pessoas, as varizes podem levar a problemas de saúde graves, como úlceras significativamente limitadoras ou coágulos sanguíneos.”

De acordo com o especialista, os sintomas das varizes incluem cãibras musculares e inchaço na parte inferior das pernas; dor agravada após ficar sentado ou de pé por muito tempo; comichão, dor ou calor à volta de uma ou mais veias; úlceras na pele junto ao tornozelo.

As varizes costumam ter cor roxa ou azul escura e tendem a parecer torcidas ou protuberantes. “Praticar exercício físico, limitar a ingestão de sódio, perder peso e elevar as pernas são algumas opções de autocuidado que podem impedir que as varizes piorem, explica o médico. “A compra de meias de compressão costuma ser a primeira abordagem que a equipa de saúde sugere antes de tentar outras opções de tratamento.” Meias estas que podem ser usadas durante o dia para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e reduzir o inchaço e a dor.

Como resolver o problema das varizes

Se estas ações de autocuidado não aliviarem a dor, o especialista confirma que existem outras alternativas que são capazes de proporcionar uma recuperação rápida, com o mínimo de dor.

Escleroterapia – Neste procedimento, um profissional de saúde injeta nas varizes uma solução que cicatriza e fecha as veias. Isto pode ser feito com laser, sem precisar de agulhas.

Procedimento assistido por cateter minimamente invasivo – Neste procedimento, que usa ablação por radiofrequência ou laser, um tubo longo e fino é colocado na veia e a ponta é aquecida. Isso destrói as veias maiores ao fazer com que elas colapsem e fechem.

Remoção de veias – Aqui, um fragmento limitado da veia é removido através de pequenas incisões na perna. A remoção da veia não impedirá que o sangue flua pela perna porque as veias mais profundas da perna são as responsáveis pelos volumes maiores de sangue.

Flebectomia de ambulatório – Este procedimento,  realizado no consultório de um profissional de saúde, é menos invasivo do que a remoção da veia. “As varizes menores são removidas através de uma série de pequenas punções na pele”, refere Huiras. “O procedimento também é realizado na sala de cirurgia com a ajuda de sedação ou de outra anestesia para uma remoção mais extensa de veias.”

Cirurgia endoscópica de veias – Esta cirurgia é geralmente usada para casos avançados em que há úlceras na perna. “Ocasionalmente, um ou mais procedimentos podem ser combinados para obter melhores resultados”, confirma o médico.

Posts relacionados