6 dicas para cabelos encaracolados saudáveis

cabelos

Sabia que as pessoas com cabelos encaracolados têm uma maior probabilidade de sofrer de cabelo e couro cabeludo seco e de ter cabelos mais quebradiços? É para as pessoas com este tipo de cabelo que os dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia deixam algumas dicas para manter a saúde capilar.

“Os cabelos naturalmente encaracolados podem parecer difíceis de cuidar”, refere Temitayo Ogunleye, dermatologista. “Os cabelos grossos e encaracolados são mais propensos a quebra e secura. No entanto, com a rotina certa e os produtos de cuidado capilar, pode manter os seus caracóis saudáveis ​​e com boa aparência.”

Para cuidar dos cabelos encaracolados, Ogunleye recomenda alguns cuidados.

1. Lavar o cabelo apenas quando necessário, uma vez que fazê-lo com muita frequência pode deixá-lo seco, frisado e difícil de pentear. Cabelos grossos e encaracolados não precisam de ser lavados diariamente ou mesmo semanalmente. No entanto, deve lavar o cabelo no mínimo a cada duas a três semanas para otimizar a saúde do couro cabeludo e do cabelo.

Se o cabelo for comprido ou grosso, lave-o em secções para reduzir os danos ou o emaranhado. Escolha um champô hidratante que seja formulado para cabelos ondulados.

2. Deve manter-se o cabelo hidratado. O cabelo encaracolado é mais seco do que os outros tipos de cabelo. Para mantê-lo hidratado, deve usar-se um amaciador para todo o cabelo e não apenas as pontas, usado depois de lavar o cabelo. Em seguida, aplicar óleo ou um creme, para ajudar na hidratação. Se o cabelo estiver muito seco ou se houver dificuldade em desembaraçar o cabelo antes de o lavar, também se pode aplicar o amaciador antes de lavar o cabelo.

Na escolha destes produtos, deve privilegiar-se os que contenham ingredientes como óleo de argão ou glicerina.

3. Cuidar do couro cabeludo. Se deixa passar muito tempo entre as lavagens, poderá ter caspa devido à superprodução de óleo no couro cabeludo. No entanto, o champô anticaspa pode secar o cabelo. Deve aplicar-se, por isso, o champô anticaspa apenas no couro cabeludo e deixá-lo agir por 2 a 10 minutos ou o tempo listado no rótulo antes de enxaguar. Em seguida, usar um champô hidratante no resto do cabelo. Há ainda produtos que o dermatologista pode recomendar para ajudar a resolver o problema.

4. Desembaraçar o cabelo. Os cabelos encaracolados ficam emaranhados facilmente. Para desembaraçar entre as lavagens, deve molhar-se bem o cabelo e aplicar um amaciador para ficar, desembaraçando com os dedos ou com um pente de dentes largos e/ou escova desenhada para cabelos encaracolados. Deve evitar escovar-se o cabelo enquanto este estiver seco para evitar que quebre e fique frisado.

5. Proteger os caracóis do sol. O calor e os raios ultravioletas nocivos do sol podem secar o cabelo encaracolado. Para proteger os caracóis, deve cobri-los com um chapéu de abas largas e manter o cabelo hidratado.

6. Cuidar do cabelo enquanto dorme. Se puder, apanhe o cabelo num rabo-de-cavalo solto no topo da cabeça (semelhante a um abacaxi) ou uma trança solta antes de dormir para preservar os caracóis e reduzir o atrito contra a fronha, o que pode deixar o cabelo mais frisado e mais fácil de quebrar.

“Tentativa e erro são muitas vezes necessárias para encontrar a melhor rotina para os cabelos encaracolados, pelo que a pessoa não deve desanimar se um determinado produto não funcionar para o seu tipo de cabelo”, afirma o especialista.

Posts relacionados