
Um estudo publicado no British Journal of Health Psychology revela as consequências ao nível do comportamento e o impacto psicológico negativo das ‘apps’ comerciais de fitness, relatadas pelos utilizadores nas redes sociais. Impactos que podem prejudicar o potencial das aplicações para promover a saúde e o bem-estar.
Quando os investigadores utilizaram a inteligência artificial (IA) com um método chamado Análise de Tópicos Assistida por Máquina (MATA), que combina a modelação de tópicos, a tecnologia de IA e a análise qualitativa humana, para analisar 58.881 posts na rede social X referentes às cinco aplicações de fitness mais rentáveis, identificaram vários temas negativos: por exemplo, os desafios de quantificar a dieta e a atividade física, a complexidade de monitorizar calorias e exercício através de algoritmos simplificados, desafios técnicos e avarias, e respostas emocionais aversivas às notificações das aplicações.
Como resultado, alguns utilizadores notaram sentimentos de vergonha, deceção e desmotivação, e subsequente desinteresse pelas aplicações e comportamentos de saúde.
Os resultados destacam a necessidade de um design de aplicações mais centrado no utilizador e psicologicamente informado, que priorize o bem-estar e a motivação intrínseca em vez de metas quantitativas rígidas.
“As aplicações de fitness continuam a ser algumas das ferramentas de saúde mais rentáveis e amplamente descarregadas em todo o mundo. Embora possam trazer benefícios para a saúde, tem havido muito menos atenção às suas potenciais desvantagens”, refere a autora do estudo, Paulina Bondaronek, especialista da University College London.
“Quando a saúde se resume a contagens de calorias e metas de passos, isso pode deixar as pessoas desmotivadas, envergonhadas e desconectadas daquilo que realmente impulsiona o bem-estar duradouro”, alerta. “Usando IA em conjunto com a análise humana, conseguimos lançar luz sobre esses impactos frequentemente ignorados, centralizando as vozes de utilizadores reais.”