Scroll Top

Qual a melhor posição para dormir? A ciência responde

posição na hora de dormir

Na lista de fatores que influenciam a qualidade do sono, a posição na cama não costuma ter lugar de destaque. Mas os especialistas garantem que é subvalorizada, deixando o aviso: há posições que podem tornar a hora de dormir num pesadelo.

Especialistas da Universidade de Granada, em Espanha, confirmam que a forma como nos deitamos pode determinar o descanso noturno, sobretudo em pessoas que sofrem com insónias, nas grávidas ou naqueles que têm apneia do sono.

Para os primeiros, ou seja, os que contam as horas da noite, por entre mil e uma voltas na cama, o ideal é optar por posturas que não dificultem a entrada de ar, como é o caso de dormir de barriga para baixo, que pode tornar ainda mais difícil o sono.

Para as grávidas, são muitos os estudos que confirmam que a posição importa. Os especialistas aconselham as futuras mamãs a dormirem ao lado, de preferência sobre o lado esquerdo, posição que facilita o fornecimento de sangue e a passagem de fluxos gástricos, sem pressão.

No último trimestre, deitar-se de barriga para cima é o recomendado, pois facilita a posição correta do útero. 

Finalmente, um dos grupos em que posição ao dormir tem sido associada ao aumento da qualidade do sono é o dos que sofrem com apneia obstrutiva do sono. Aqui, um dos principais responsáveis é a obesidade. Por isso, dormir de lado é a posição recomendada, porque pode evitar que os quilos a mais não incidam diretamente sobre a garganta.

Vantagens e desvantagens de dormir de costas

Para os restantes, dormir de costas tem vantagens e uma delas é que evita a acidez e o refluxo. Porque não há também qualquer pressão sobre o rosto, não há risco de rugas devido ao apoio contra a almofada. O que significa que é a posição ideal para as pessoas que sofrem de azia e têm peso a mais.

Mas nem tudo são rosas. É que esta posição promove o ressonar, uma vez que dificulta a passagem do ar. 

Dormir do lado: sim ou não?

Ao adotar a posição fetal enquanto dormimos, vamos aliviar a tensão na parte inferior das costas. Segundo vários especialistas, esta é a melhor posição para dormir bem, independentemente de se deitar para o lado direito ou esquerdo.

Desvantagens, também as há. No caso das mulheres, pode causar ou agravar a flacidez do peito. 

Bruços, outra alternativa?

Os especialistas concordam: esta posição não é recomendada, principalmente porque a face é comprimido contra o travesseiro, agravando as rugas faciais.

A esta desvantagem junta-se o facto de torcermos o pescoço, correndo o risco de acordar com dores nas costas, sendo a respiração também aqui dificultada.

Posts relacionados