Scroll Top

O que é mais importante para a saúde oral: escovar bem os dentes ou a alta tecnologia?

saúde oral

O verdadeiro progresso na saúde oral não vem de aparelhos caros, mas de melhores hábitos diários. Esta é a conclusão do médico dentista e periodontologista Tim Thomassen na sua dissertação “Prevenção de Doenças Orais”, da Universidade de Amesterdão, na sequência de um estudo em que examina a eficácia dos diferentes tipos de escovas de dentes e o impacto do tempo gasto a escovar os dentes na saúde oral.

Cerca de 3,5 mil milhões de pessoas no mundo sofrem de problemas de saúde oral e de doenças, como cáries e problemas gengivais. A placa bacteriana desempenha, geralmente, um papel importante nestes problemas – por isso, uma boa escovagem é a recomendação padrão. Mas o que significa “boa” na prática?

Thomassen investigou vários aspetos da prevenção de doenças dentárias e gengivais, incluindo a eficácia das escovas de dentes, a duração da escovagem e as instruções de higiene oral. Reviu dezenas de estudos clínicos internacionais, combinou-os em revisões sistemáticas e conduziu várias experiências próprias.

“A tecnologia cara desempenha um papel muito menor na prevenção de cáries e doenças gengivais do que muitas pessoas imaginam”, afirma Thomassen. “Como, na prática, as diferenças entre os produtos são muitas vezes mínimas, são as próprias pessoas que, em última análise, fazem a maior diferença.”

As respostas às questões de saúde oral

Que escova de dentes utilizar: elétrica ou manual?

Uma escova oscilante-rotativa, uma escova sónica de alta frequência ou simplesmente uma manual? As diferenças de preço são significativas, mas será que isso também se aplica à eficácia da limpeza?

“Para remover a placa bacteriana, uma escova elétrica tem um melhor desempenho do que uma manual”, afirma Thomassen. “Mas a diferença entre os dois principais tipos de escovas elétricas é insignificante no uso diário.” Segundo Thomassen, os fabricantes fariam melhor a investir na educação dos utilizadores e em designs acessíveis e sustentáveis, em vez de lançarem mais um modelo – muitas vezes ainda mais caro.

Durante quanto tempo devo escovar os dentes?

A recomendação global é clara: escove os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos, para remover a placa bacteriana de forma eficaz. A investigação de Thomassen confirma que dois minutos de escovagem removem mais placa bacteriana do que um minuto. De seguida, examinou se escovar durante três minutos funciona ainda melhor. Não funciona – o benefício adicional é mínimo.

E durante quanto tempo escovamos realmente os dentes?

As pessoas que utilizam escova de dentes manual, ainda a maioria no mundo, escovam durante menos tempo: em média, pouco menos de 1,5 minutos. “Sabemos que a escovagem funciona e, felizmente, o tempo médio de escovagem tem aumentado nos últimos anos, mas muitas pessoas ainda não escovam durante o tempo suficiente”, diz Thomassen.

Os utilizadores de escovas de dentes elétricas atingem a marca dos dois minutos com mais frequência e até a ultrapassam, escovando durante quase 2,5 minutos em média. “Os temporizadores integrados podem ajudar as pessoas a escovar durante mais tempo”, observa.

É preciso melhorar a informação

Por fim, Thomassen analisou as recomendações de escovagem para bem da saúde oral fornecidas pelas organizações dentárias de todo o mundo. Apenas um terço oferece instruções claras online. “Isto precisa de melhorar”, diz. “Uma boa higiene oral começa com informação acessível, compreensível e prática que as pessoas possam aplicar imediatamente.”

Por isso, defende orientações práticas adaptadas aos estilos de vida, às competências e aos orçamentos das pessoas, para que uma boa higiene oral se torne acessível a todos. “Há uma clara necessidade de uma diretriz nacional de saúde oral baseada em evidências e adaptada às diferentes necessidades e preferências. Tal diretriz ajudaria a preencher a lacuna entre a investigação e a prática diária, apoiando tanto os doentes como os profissionais de saúde oral”.

Thomassen espera que a sua investigação possa contribuir para este objetivo. Os preparativos para tal diretiva já estão em curso – o próximo desafio que está empenhado em enfrentar.

Crédito imagem: Unsplash

Posts relacionados