Scroll Top

Seminário da FROC junta especialistas e famílias para falar sobre cancro infantil

cancro

Os desafios da parentalidade na doença oncológica, a prática de exercício físico durante e depois do tratamento e a adolescência e a transição para a idade adulta são alguns dos temas em destaque no Seminário de Oncologia Pediátrica, uma iniciativa da Fundação Rui Osório de Castro (FROC), que este ano regressa ao formato presencial. É já no próximo dia 11 de fevereiro, no Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Em conversas moderadas pela Fernanda Freitas, com a participação de vários peritos e profissionais credíveis, e com a partilha de testemunhos – pais ou sobreviventes de cancro pediátrico -, o encontro tem como objetivo informar e esclarecer as famílias sobre o cancro pediátrico.

“Durante este dia os participantes podem assistir a conversas esclarecedoras e têm também a possibilidade de colocar dúvidas aos nossos convidados”, explica Cristina Potier, Diretora-Geral da FROC.

“Há alguns anos que a Fundação Rui Osório de Castro tem vindo a questionar a não existência de números relativos ao Cancro Pediátrico. Durante o ano de 2022 foram finalmente disponibilizadas as estatísticas relativas ao período entre 2010 e 2019. Ana Maia Ferreira, responsável pelo Registo Português de Oncologia Pediátrica, estará presente para apresentar estes dados”, acrescenta.

Durante este dia haverá ainda um bloco de tempo dedicado aos novos tratamentos e investigação em Portugal. “Sendo a investigação uma das áreas que apoiamos, este assunto não poderia ficar de fora. Apenas através com investigação conseguiremos perceber melhor a doença, melhorar os tratamentos e assim a qualidade de vida durante e depois do tratamento”.

Serão também homenageados o vencedor e menções honrosas da 7ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, que apoia projetos que promovem a melhoria dos cuidados prestados a crianças com doença oncológica e que foram conhecidos no passado dia 16 de Janeiro.

Posts relacionados