Scroll Top

Hospital Garcia de Orta realiza exame inovador

Hospital Garcia de Orta com novo exame

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta, em Almada, tornou-se o único com Tomografia por Emissão de Positrões (PET) a sul do Tejo, sendo o hospital a segunda instituição pública na região de Lisboa (apenas o IPO possui idêntico equipamento).

O Tomógrafo PET/CT foi adquirido pelo hospital em 2018, pelo valor de 1.772.000 €, cofinanciado em 50% pelo Projeto ‘+ Acesso, Melhor Qualidade’, no âmbito do Programa Portugal 2020.

Um projeto que visa contribuir para a promoção de uma cada vez maior inclusão social na região, através de melhor acesso aos serviços prestados por aquela instituição de saúde na área dos meios complementares de diagnóstico, refere o hospital em comunicado.

Já em funcionamento, estima-se que, com o Tomógrafo PET/CT, sejam realizados mais de 2.800 exames no Garcia de Orta até ao fim do ano.

A esta vantagem junta-se outra: a redução da despesa, uma vez que se evita o recurso ao exterior. A acessibilidade a estes exames irá melhorar significativamente, sendo a capacidade disponível partilhada com outros hospitais da zona sul.  

Exame inovador e não invasivo

A PET utiliza moléculas que incluem um componente radioativo que, quando administrado no corpo humano, permite detetar e localizar reações bioquímicas associadas a determinadas doenças, sobretudo nas áreas da oncologia, neurologia e cardiologia.

Este inovador exame é inócuo, não invasivo, indolor e permite avaliar o modo como os órgãos, tecidos e células funcionam, ao contrário da ressonância magnética ou da tomografia computorizada, que fornecem uma informação mais estática.

Por outro lado, permite também a realização de diagnósticos mais precoces do que a ressonância ou a tomografia, o que é importante para o sucesso do tratamento.

Related Posts