Scroll Top

Deixar de fumar após o diagnóstico de cancro do pulmão reduz risco de morte dos doentes

fumar

Deixar de fumar após o diagnóstico de cancro do pulmão está associado a uma melhoria significativa na esperança de vida de quem tem este diagnóstico, revela um novo estudo. 

Publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, o trabalho resulta de uma colaboração de 15 anos entre a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC) e o N.N. Blokhin National Medical Research Center of Oncology da Russian Academy of Medical Sciences.

Um trabalho que recrutou 517 pessoas com cancro do pulmão de células não pequenas, recém-diagnosticadas, que eram fumadoras e foram acompanhadas ao longo de sete anos, para que fossem registadas alterações ao seu comportamento tabágico e estado da doença.

“Cerca de 42% dos doentes (220 participantes) deste estudo pararam de fumar durante o período de acompanhamento. A maioria parou nos primeiros três meses após o diagnóstico e permaneceu não fumador até ao final do tempo de acompanhamento. E os que pararam de fumar viveram em média 22 meses a mais no geral e sem recorrência da doença do que aqueles que continuaram a fazê-lo” refere Mahdi Sheikh, cientista do Departamento de Epidemiologia Genómica do IARC e principal autor do estudo.

“Depois de ter em consideração as diferenças no momento em que os doentes param de fumar, as características do tumor e os tratamentos recebidos, descobrimos que as pessoas que deixaram de fumar têm um risco 33% menor de morrer por qualquer causa e um risco 30% menor de progressão da doença.”

Os benefícios de deixar de fumar

Os investigadores avaliaram se os efeitos benéficos da cessação tabágica podiam mudar tendo em conta o estádio em que se encontrava o tumor no momento do diagnóstico e a intensidade com que se fumou ao longo da vida.

E descobriram que o efeito protetor associado ao fim do vício era evidente em todos os subgrupos de pacientes, incluindo aqueles com tumores em estádio inicial e tardio, e entre os fumadores ligeiros a moderados e fumadores pesados.

“O estudo mostrou que os benefícios de parar de fumar são comparáveis ​​ou até superiores aos registados nos ensaios clínicos para a maioria dos tratamentos avançados de cancro”, afirma David Zaridze, chefe do Departamento de Epidemiologia e Prevenção do N.N. Centro Nacional de Pesquisa Médica de Oncologia Blokhin (Federação Russa), presidente da Sociedade Russa de Cancro e autor sénior do estudo.

“Embora as evidências sobre o efeito negativo do tabagismo após o diagnóstico de cancro e o desfecho da doença tenham sido mostradas há quase três décadas, são amplamente ignoradas, não apenas na prática clínica, mas também em ensaios clínicos”, acrescenta.

Paul Brennan, especialista do IARC e o investigador principal do estudo, considera que, “no momento do diagnóstico de cancro do pulmão, os doentes podem sentir-se desencorajados a parar de fumar, pois podem pensar que é tarde demais e que não faz sentido parar de fumar porque já foram diagnosticados com cancro”.

No entanto, “estes novos resultados sugerem fortemente que as pessoas com cancro do pulmão que fumam devem ser encorajados a parar a qualquer momento e em cada visita após o diagnóstico, independentemente do estádio do tumor, do tipo de tratamento ou da intensidade do tabagismo”, refere, reforçando que “estes resultados promissores enfatizam a necessidade de esforços colaborativos em diferentes níveis de formulação de políticas e ambientes de saúde, para promover e implementar programas de cessação do tabagismo em ambientes de atendimento ao cancro”.

Posts relacionados