Scroll Top

SPAVC convida hospitais a inserirem dados de monitorização de tratamentos do AVC

AVC

Criado em Portugal em março de 2020, o programa “Melhora Quem Sabe!” é um projeto de monitorização de qualidade, promovido pela Angels, com o apoio da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), que tem como objetivo a recolha de dados (duas vezes por ano) sobre os cuidados aos doentes com AVC, para conhecimento da realidade dos hospitais portugueses. O quarto período de recolha de dados dos doentes relativos ao período de novembro encontra-se a decorrer até ao final de dezembro e, por isso, para incentivar os hospitais a introduzirem os seus dados na plataforma Registry of Stroke Care Quality (RES-Q), a SPAVC e a Angels voltam a unir esforços na divulgação desta iniciativa.

Recentemente, durante a 12.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC, que decorreu em formato virtual no dia 24 de setembro de 2021, a internista do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Ana Gomes, apresentou alguns números da participação dos hospitais portugueses neste projeto, para realçar “a importância da monitorização de Qualidade”.

Na sua primeira edição, de 15 a 30 de março de 2020, 15 hospitais fizeram 61 registos referentes a doentes com AVC isquémico submetidos a terapia de reperfusão (trombólise endovenosa ou trombectomia); ainda no mesmo ano, ao longo de todo o mês de novembro, 14 hospitais fizeram 351 registos que incluíram dados de todos os doentes com AVC, independentemente do tipo.

Já a última edição, que aconteceu entre 15 e 30 de março de 2021, incluiu também todos os doentes com AVC e participaram 17 hospitais, correspondendo a um total de 202 registos. “Os três períodos coincidiram com a primeira, segunda e terceira vagas da pandemia por COVID-19 em Portugal com todas as implicações inerentes”, justifica Ana Gomes.

Tal como referido pela internista no final da sua apresentação, ao longo dos anos, “o número de doentes registados no RES-Q tem vindo a aumentar em Portugal”. Por isso, o seu desejo é que esta quarta edição permita ultrapassar o número já atingido em 2020, que teve um total de 2860 doentes registados. 

Neste sentido, a Angels e a SPAVC juntam-se novamente para incentivarem os hospitais a participarem no programa “Melhora Quem Sabe!” e, paralelamente, criarem uma cultura de monitorização de qualidade com registos contínuos de dados concretos para, assim, se conhecer a realidade dos cuidados ao doente com AVC em Portugal.

“A monitorização de qualidade está presente de forma clara nas guidelines e inúmeros estudos têm demonstrado ser um aspeto crucial na melhoria dos cuidados ao doente com AVC. E por isso tem sido uma das áreas que a Angels tem procurado desenvolver”, sublinha Ânia Gonçalves, consultora da Iniciativa Angels.

“Os hospitais beneficiam conhecendo a sua própria realidade, o que lhes permite, assim, identificar pontos de melhoria, de forma a prestar os melhores cuidados aos doentes”, conclui.

O Programa “Melhora Quem Sabe!” conta, anualmente, com dois períodos de recolha de dados – março e novembro – durante os quais os hospitais são convidados a participar, introduzindo os dados na plataforma RES-Q, escolhida por ser uma base de dados da European Stroke Organisation, por já haver um número elevado de hospitais portugueses registados na mesma e na qual os hospitais têm acesso contínuo aos seus dados, que nunca deixam de ser sua propriedade.

Posts relacionados