
Mais de metade da população mundial tem um animal de estimação, com os cães e gatos a destacarem-se na lista dos preferidos. E os benefícios para a saúde dos seus donos são hoje comprovados por inúmeros estudos. Em vésperas do Dia Internacional do Cão, que se celebra a 26 de agosto, a APIFVET relembra seis benefícios de ter a companhia de um amigo de quatro patas.
Em Portugal, estima-se que existam cerca de 6,2 milhões de animais, entre os quais 36% cães e 22% gatos, em mais de dois milhões de lares portugueses.
Para quem tem a sorte de ter um animal de estimação, a ciência já comprovou que sofrem menos de pressão arterial, têm melhores níveis de colesterol e menos alergias.
Mas há mais. Existem evidências de que a convivência com um animal de estimação no primeiro ano de vida de uma criança tem a capacidade de a proteger de futuras alergias.
Na vida adulta, o animal de estimação ajudam os seus donos a combater o stress e a ansiedade. Na verdade, são vários os estudos que comprovam que os donos de cães têm uma menor probabilidade de vir a sofrer de depressões e doenças cardíacas, estas últimas a primeira causa de morte em todo o mundo.
Animal de estimação ajuda a combater a solidão
Os amigos de quatro patas ajudam ainda a combater a solidão dos mais idosos – sabe-se mesmo que 95% destes fala com os seus animais.
No que diz respeito aos cães, estes ajudam os seus donos a serem mais ativos, com os passeios obrigatórios, que além das caminhadas, envolvem normalmente um tempo reservado para brincadeiras. Mais ainda, o animal de estimação é “facilitadores sociais”, ou seja, ajudam os seus donos a criar laços com outras pessoas.
Contudo, assegurar o bem-estar do animal é uma responsabilidade dos donos. Entre os cuidados essenciais estão uma boa higiene, as visitas regulares ao médico veterinário e uma alimentação adequada, que permita um peso saudável do animal.