Scroll Top

Terapia virtual com cães pode melhorar o bem-estar mental

terapia com cães

Está confirmado que passar tempo com cães pode aliviar o stress, mas nem todos têm essa possibilidade. A solução é dada por uma nova investigação, que mostra que ver um vídeo curto de um cão pode ter um efeito reconfortante semelhante.

Liderada por John-Tyler Binfet, professor na Escola de Educação da UBC Okanagan, e por Christine Tardif-Williams, professora na Universidade Brock, no Canadá, esta investigação baseia-se num estudo anterior que avaliou se as interações presenciais com cães de terapia seriam igualmente eficazes num ambiente virtual, ampliando os seus benefícios.

“Os nossos resultados demonstram que, mesmo com uma sessão virtual, houve uma redução significativa do stress tanto entre a população estudantil, a quem era dirigida a terapia, como entre o público em geral, independentemente da idade”, afirma Binfet. “Isto sugere que os módulos virtuais de conforto canino são um recurso eficaz, de baixo custo e acessível para quem procura apoio em saúde mental.”

Binfet esclarece que “este estudo foi inspirado pela necessidade de aumentar a acessibilidade aos cães de terapia”, uma vez que os programas que oferecem a oportunidade de interação com cães de terapia “estão geralmente localizados em centros urbanos e, quando oferecidos, são muito populares”.

E foi isso que, acrescenta, durante a pandemia de Covid-19 “levou à criação dos módulos virtuais de conforto canino, que incluíam um vídeo pré-gravado de quatro das nossas equipas de cães de terapia e treinadores voluntários. Estes módulos pré-gravados revelaram-se eficazes na melhoria do bem-estar dos alunos, e este estudo deu-nos a oportunidade de replicar o serviço e estender os resultados, bem como a terapia canina, aos participantes da comunidade em geral”.

Vídeo pode ser tão bom como o original

Realizado com mais de 900 alunos e 120 membros da comunidade, o estudo colocou os voluntários a assistirem a um vídeo pré-gravado de cinco minutos com um cão de terapia e o seu treinador, vídeos concebidos para simular uma experiência presencial. Participantes que depois foram convidados a responder a um breve questionário sobre o stress antes e depois de visualizarem o vídeo.

“Os resultados sugerem que as intervenções virtuais com cães de terapia podem beneficiar o público em geral, sobretudo aqueles que enfrentam barreiras para aceder a apoio presencial de saúde mental, como o acesso fora do horário normal de funcionamento ou a partir de um local remoto”, refere o especialista.

Um trabalho que, conclui, “reforça a teoria de que as intervenções assistidas por cães, presenciais ou digitais, podem ser benéficas e ajudar as pessoas a reduzir o stress”.

 

Crédito imagem: Unsplash

Posts relacionados