
Chakall, Ricardo Carriço, Tony Carreira, Lúcia Garcia, Patrícia André e Sara Santos foram algumas das figuras públicas que aceitaram o desafio da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e se juntaram ‘EM Roda Viva’, no Anfiteatro Alameda Keil do Amaral, Lisboa, pelos que vivem com esclerose múltipla e seus cuidadores.
De mãos dadas a vários doentes e familiares destes, formaram uma verdadeira roda, que será apresentada no Dia Mundial da doença, que se assinala a 30 de maio.
A ideia da ‘EM Roda-Viva’ é muito simples: sensibilizar para este problema e explicar que, por detrás de cada pessoa diagnosticada com a doença, existe uma roda de pessoas a quem a enfermidade passa também a tocar, família, colegas de trabalho, vizinhos, amigos…
Esta é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos, estimando-se que, por cá, afete cerca de oito mil pessoas, na sua maioria mulheres.
O movimento ‘Em Roda-Viva’ é promovido pela SPEM, em parceria com a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), TEM, Movimento Esclerose Múltipla do Médio Tejo (MEMMT) e conta com o apoio da Roche Farmacêutica.