Scroll Top

4 remédios caseiros que podem aliviar a dor de garganta

dor de garganta

Nesta época, em que as constipações e gripes são uma constante, não podem faltar as caixas de lenços de papel, os analgésicos, anti-histamínicos, spray nasal e canja de galinha. Mas o que fazer com a dor de garganta, que pode fazer com que até o simples ato de engolir seja doloroso? Heidi Hutchison, médica de medicina familiar do Penn State Health Medical Group, explica que alguns remédios caseiros funcionam tão bem para aliviar a dor de garganta como os rebuçados ou as pastilhas. E deixa quatro exemplos.

Mas primeiro, duas advertências. “Estas não são soluções rápidas para uma doença”, refere. As sugestões que deixa não são uma cura para algo como a garganta inflamada, por exemplo, caso em que deve falar com um médico sobre o que pode fazer, sendo provável que tenha de tomar medicação. As dicas que deixa destinam-se apenas a aliviar um sintoma incómodo.

Em segundo lugar, “se alguém tiver uma dor de garganta muito significativa, ou se sentir que a garganta está a fechar, deve ir imediatamente às urgências”, afirma Hutchison.

Se tem uma dor de garganta irritante que não precisa de atenção médica, há então quatro remédios testados e comprovados.

Mel – O mel é um anti-inflamatório natural, refere Hutchison. Nalguns países, como a Croácia, por exemplo, é utilizado como medicamento, e não pela sua doçura. “Não é como o ibuprofeno”, diz a médica, mas partilha algumas das suas propriedades. O mel é seguro para a maioria das pessoas com um ano de idade ou mais, e pode fazer maravilhas por uma dor de garganta.

Afinal, na maioria das vezes, a inflamação é o que está a causar a dor de garganta, explica Hutchison. As bactérias infecciosas instalaram-se na parte de trás da garganta e o corpo reage para as tentar remover, o que causa dor.

Chá – Certos tipos de chás também têm propriedades anti-inflamatórias. A camomila, por exemplo, avança a especialista. Além disso, algumas pessoas acham que o calor do chá quente é exatamente o que a sua garganta precisa para sentir alívio. E nada melhor do que o juntar à opção anterior, o mel.

Guloseimas frias – Outros acham que o calor de uma bebida quente é exatamente o oposto do que pretendem para aliviar uma dor de garganta. Estas pessoas estão a tentar baixar a temperatura. Aqui, Hutchison sugere gelados, que podem também funcionar.

Hortelã-pimenta – É delicioso, é refrescante e alguns estudos mostram que tem propriedades anti-inflamatórias, afirma a médica. No entanto, use-a com precaução. A hortelã-pimenta parece bastante benigna, mas a erva é conhecida por causar aumentos na pressão arterial, alerta.

Há ainda outros métodos, como mastigar um dente de alho, que há quem garanta proporcionar o alívio desejado. É que, além de afastar os vampiros, acredita-se que a raiz vegetal tem propriedades antibióticas que podem ajudar nas infeções.

Outros dizem que a pimenta-caiena e o molho picante ajudam. Talvez a ingestão do ingrediente indutor de lágrimas do molho de asas de frango não seja a primeira coisa que se pensa quando se procura aliviar a dor de garganta, mas a pimenta contém capsaicina, que, segundo o National Institutes of Health, pode ter algumas propriedades analgésicas.

E, claro, afirma Hutchison, há sempre a boa e velha canja de galinha.

 

Crédito imagem: Kelly Sikkema (Unsplash)

Posts relacionados