Scroll Top

O que fazer para aliviar as dores nas costas e no pescoço

dor nas costas

Sabia que a busca de alívio para as dores nas costas ou pescoço é um dos principais motivos que levam as pessoas a ir ao médico ou faltar ao trabalho? A prevenção é, aqui, o melhor remédio.

“Nas costas e no pescoço, a coluna vertebral é composta por muitas articulações que podem degenerar e causar dor”, refere Mohamad Bydon, neurocirurgião da Mayo Clinic.

As causas das dores nas costas e pescoço variam desde problemas hereditários até as consequências de um trabalho fisicamente exigente, um acidente ou doença. Embora a maioria das dores nas costas e no pescoço desapareçam por si só, é importante não ignorar a dor quando esta é persistente.

“A dor é a forma que o corpo tem de nos alertar de que algo está errado”, refere Bydon.

Quando os sintomas de dor nas costas e pescoço não desaparecem no espaço de três a quatro semanas e quando os sintomas pioram ou aparecerem novos, como dormência, formigueiro ou fraqueza no braço, mão, perna ou pé, o especialista recomenda apenas um curso de ação: consultar o médico.

O conselho é o mesmo quando a dor surge após um trauma, como um acidente de carro ou uma queda, quando é intensa, se faz acompanhar por uma febre de 38 graus Celsius ou mais, se perde força num braço ou perna, a pessoa deixa de conseguir controlar o intestino ou os esfíncteres da bexiga, houver dor de cabeça, formigueiro ou dormência juntamente com a dor no pescoço.

“A boa notícia é que a maioria dos casos de dores nas costas e pescoço podem ser tratados em casa. Quando isto não é possível, começa-se por agir com medidas não cirúrgicas”, refere o médico.

Alívio das dores nas costas e pescoço

Para aliviar a dor, podem explorar-se medidas de autocuidado, como a aplicação de compressas e massagens quentes ou frias, que podem oferecer alívio. O alongamento e os exercícios suaves ajudam a relaxar a tensão muscular e os analgésicos de venda livre ajudam a controlar a dor, ainda que seja necessário ter cuidado com estes medicamentos e tomá-los apenas na dose recomendada.

Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos para diminuir a dor, voltar a realizar as atividades de antes e melhorar a postura e a força.

Há ainda uma grande variedade de intervenções que podem tratar as dores nas costas e pescoço, incluindo acupuntura, quiropraxia, injeções de estimulação nervosa e medicamentos prescritos. “Com a ajuda do seu médico, pode aproveitar um ou mais desses tratamentos e retomar as suas atividades normais”, refere Bydon.

Cirurgia, o último recurso

Se estas alternativas não funcionarem, pode ser necessária cirurgia, que é, refere o especialista, “normalmente o último recurso de tratamento para as dores nas costas e pescoço”.

A cirurgia não elimina completamente a dor ou cura doenças, como a artrite que causa desgaste e envelhecimento dos ossos da coluna denominados vértebras, bem como dos discos que funcionam como amortecedores entre as vértebras.

Mas pode ajudar quando os nervos da medula são comprimidos devido a alterações degenerativas na coluna. Nestes casos, o cirurgião remove o osso, tecido do disco danificado ou ambos. 

No entanto, todas as cirurgias acarretam potenciais problemas, que podem ir desde a hemorragia ou infeção, até complicações mais graves. 

Hábitos saudáveis ​​para evitar a dor

Para evitar dores nas costas e no pescoço, a prevenção é a palavra de ordem. O que passa pela prática de exercícios regulares de fortalecimento dos músculos, articulações e ossos que sustentam as costas e pescoço, ajudando ainda a manter um peso saudável, o que significa menos tensão nas costas e no pescoço. 

“A melhor atividade é aquela que a pessoa gosta de fazer e vai fazer, como caminhar, dançar, praticar ioga, nadar, andar de bicicleta ou o que quer que goste”, refere Bydon.

O importante é que faça pelo menos 30 minutos de atividade física moderada a maioria dos dias da semana.

Manter uma boa postura também é importante. Esteja de pé, sentado ou a levantar pesos, a postura inadequada causa fraqueza e tensão muscular, além de alongamento excessivo dos ligamentos e mais stress na coluna. 

“Na saúde geral, faz uma grande diferença ter hábitos saudáveis, como dormir bem e aplicar técnicas de relaxamento. Isso pode prevenir problemas graves, como dores nas costas ou no pescoço, e permitir que a recuperação seja mais rápida”, conclui o médico.

Posts relacionados