Scroll Top

Têxteis inteligentes para ajudar os idosos a lidar com a dor crónica

têxteis inteligentes

A dor prolongada é talvez o fator mais importante para reduzir a qualidade de vida dos idosos. Uma nova tecnologia, baseada em têxteis terapêuticos inteligentes, pode tornar mais fácil o controlo da dor. A ideia por detrás da tecnologia é reduzir os efeitos da diminuição da força muscular, mobilidade, equilíbrio, memória ou sensibilidade associada a causas naturais ou doenças.

Um novo projeto de têxteis inteligentes do Science Park Borås, da Universidade de Borås e do Hospital Universitário Karolinska, na Suécia, apresenta protótipos baseados em têxteis inteligentes eletroestimulantes terapêuticos, desenvolvidos e testados no campo da tecnologia geriátrica.

Nils-Krister Persson, responsável pela investigação dentro do Laboratório de Tecnologia de Têxteis Inteligentes, refere que “a dor é a causa de muitos acidentes e quedas entre os idosos. O foco do projeto é, por isso, a prevenção de quedas, neutralizando a dor em pessoas mais velhas. A intenção é facilitar seu uso para os próprios pacientes, parentes e cuidadores, que se consegue decido ao facto de os têxteis estarem naturalmente presentes na vida quotidiana, e de estarem intimamente associados ao bem-estar”.

O objetivo é que os idosos queiram usar a tecnologia, pois, como acontece com qualquer orientação de um médico ou outro profissional de saúde que prescreve, o cumprimento é fundamental. Mas existem muitas razões pelas quais um doente não segue as ordens do médico: por exemplo, por ser algo muito complicado, por haver efeitos secundários ou porque os custos são muito altos.

Neste projeto, a ideia é investigar um tipo de tecnologia geriátrica baseada em têxteis, que são familiares a todos, são fáceis de usar e têm um custo baixo, o que aumenta a conformidade.

A dor é uma área muito complexa, pelo que os investigadores do projeto irão desenvolver três protótipos diferentes para definir qual tipo de dor pode ser melhor combatido, testados através de ensaios clínicos. O objetivo durante o projeto é produzir conhecimento suficiente para que haja uma base sólida para posterior comercialização.

Posts relacionados