Scroll Top

5 técnicas simples para manter o stress das festas controlado

stress

Para muitos, as festas são o melhor momento do ano, mas para outros, o stress da época pode simplesmente ser demasiado para suportar. Das compras e viagens de férias, a inúmeros encontros com amigos e colegas de trabalho, jantares familiares, ou pensamentos de entes queridos que não estão connosco este ano, estes tempos podem fazer com que mesmo os mais alegres se sintam um pouco em baixo. Mas há algumas dicas e técnicas que se podem usar para manter o stress das férias sob controlo.

Anne Weisman, diretora de bem-estar e medicina da Escola de Medicina da Universidade do Nevada, nos EUA, considera que a pandemia despertou um novo interesse pelo papel importante que saúde mental e bem-estar desempenham na saúde física em geral.

“O bem-estar como conceito tem vivido a um nível superficial durante tanto tempo, mas a COVID fez com que caísse nos nossos colos”, refere Weisman. “Estamos agora mais do que nunca concentrados no que o bem-estar realmente significa e no que estamos a fazer para o facilitar. A pandemia abriu-nos os olhos para o quão interligados estamos todos uns com os outros e para o que significa sentirmo-nos bem, sentirmo-nos ligados.”

A especialista disponibiliza cinco técnicas que qualquer pessoa pode seguir, seja em casa, no escritório, ou mesmo no carro, para reduzir o stress das festas, a ansiedade, o esgotamento e aumentar o ânimo.

1. Respirar
“É tão simples e tão eficaz. É realmente a base de todas as técnicas. Inspira-se pelo nariz e expira-se pela boca. Apenas algumas respirações podem acalmar o sistema nervoso, baixar a tensão arterial e retirar a pessoa desse estado agudo de ansiedade e stress, colocando-a num estado mais estável.”

2. Sacudir o stress
“A meditação ativa é tão divertida e é sobretudo eficaz se a pessoa se sentir sobrecarregada. É tão simples como abanar ou dançar. O importante aqui é pensar no movimento, por isso, se não gosta de dançar ou abanar, dê um passeio se for capaz. Todos os vertebrados, quando estão assustados – pense no seu cão ou gato – sacodem-se literalmente e avançam. Nós não somos diferentes, mas somos bastante sedentários.”

“A meditação ativa dá às pessoas uma forma de se livrarem dessa energia extra. Ouça alguma música e dance! Pode parecer tolice a meio de um dia de trabalho, mas obriga-nos a mexer o corpo e a largar por um momento. Se não dançar, ouça música ou passei na natureza. Mesmo algo tão simples como almoçar lá fora pode fazer uma grande diferença.”

3. Foco no momento
“Um dos melhores conselhos que posso dar é estar onde os seus pés estão. Entre no momento presente, sinta o mundo à sua volta. A vida só acontece um momento de cada vez.”

4. Pegar em alguns lápis de cera
“Algumas técnicas requerem um pouco mais de tempo e planeamento, mas os benefícios podem ser significativos. O desenho é uma parte vital das nossas sessões em pequenos grupos e é uma forma fantástica de aceder ao seu subconsciente. Comece por desenhar-se a si próprio tal como está neste momento. Demore apenas alguns minutos, e pode usar lápis de cor ou marcadores, ou mesmo apenas uma caneta ou lápis (embora recomende fortemente o uso de cor). A seguir, desenhe-se a si próprio com o seu maior problema ou preocupação e stress no momento. Tire um momento e reflita sobre esta imagem. Finalmente, desenhe-se a si próprio com o assunto resolvido.”

“O que muitas pessoas descobrem com esta atividade simples e divertida é que encontraram o seu próprio caminho através dos seus problemas, e fizeram-no de uma forma suave e exploratória. Não há realmente regras, o que é divertido. Esta pode ser uma boa atividade a solo, mas é ótima para as famílias e até para os colegas de trabalho. Ficarão surpreendidos ao verem emergir temas semelhantes, aproximando as pessoas e ajudando-nos a perceber o quão semelhantes somos.”

5. Falar com o seu problema
“Outra técnica é imaginar aquilo que lhe causa stress como uma coisa encarnada e ter um diálogo com ele. Pode parecer estranho, mas funciona e vale a pena tentar. Comece primeiro com uma respiração suave e depois permita que um problema ou preocupação chegue até si. Imagine que essa questão é uma coisa encarnada sentada numa cadeira ao seu lado. Depois fale com ela ou escreva-lhe. Permita que o diálogo se desdobre. É uma forma de aceder ao nosso subconsciente. Depois, respire fundo e ande de um lado para o outro. Seja como for que se mova, ponha a sua energia a funcionar. Encontre uma forma de se reabastecer.”

Posts relacionados