Scroll Top

Ouvir o canto dos pássaros associado a benefícios duradouros para a saúde mental

pássaros

Gosta de ouvir os passarinhos a cantar? Então saiba que, de acordo com um novo estudo realizado por especialistas do King’s College London, no Reino Unido, ver ou ouvir pássaros está associado a uma melhoria no bem-estar mental que pode durar até oito horas.

Essa melhoria foi também evidente em pessoas com diagnóstico de depressão, a doença mental mais comum em todo o mundo, indicando o potencial papel da avifauna em ajudar aqueles com problemas de saúde mental.

Publicado na revista Scientific Reports, o estudo usou uma aplicação para smartphone, a Urban Mind, para recolher relatórios em tempo real sobre o bem-estar mental das pessoas, juntamente com os seus relatos de avistamento ou audição do canto dos pássaros.

“Os pássaros ajudam a melhorar o nosso humor. No entanto, há pouca pesquisa que realmente tivesse investigado o impacto das aves na saúde mental em tempo real e num ambiente real”, afirma Ryan Hammoud, autor principal do estudo.

“Ao usar a ‘app’ Urban Mind, mostramos pela primeira vez a associação direta entre ver ou ouvir pássaros e um humor positivo. Esperamos que essa evidência possa demonstrar a importância de proteger e fornecer ambientes para incentivar as aves, não apenas para a biodiversidade, mas também para a nossa saúde mental.”

Os participantes para este estudo foram recrutados em todo o mundo, sendo a maioria baseada no Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos da América. A ‘app’ perguntou aos participantes três vezes ao dia se podiam ver ou ouvir pássaros, seguido de perguntas sobre bem-estar mental, para permitir que se estabelecesse uma associação entre os dois e estimasse quanto tempo essa associação durava.

O estudo também recolheu informações sobre diagnósticos existentes de condições de saúde mental e descobriu que ouvir ou ver pássaros estava associado a melhorias no bem-estar mental em pessoas saudáveis ​​e com depressão.

Andrea Mechelli, autora do sénior do estudo, explica que “o termo serviços ecossistémicos é frequentemente usado para descrever os benefícios de certos aspetos do ambiente natural na nossa saúde física e mental. No entanto, pode ser difícil provar esses benefícios cientificamente”.

E acrescenta: “o nosso estudo fornece uma base de evidências para criar e apoiar espaços de biodiversidade que abriguem avifauna, uma vez que isso está fortemente associado à nossa saúde mental. Além disso, as descobertas apoiam a implementação de medidas para aumentar as oportunidades para as pessoas se depararem com pássaros, sobretudo para aqueles que vivem com problemas de saúde mental, como depressão”.

“Quem não sintonizou as complexidades melódicas do coro do amanhecer no início de uma manhã de primavera?”, questiona o arquiteto paisagista Jo Gibbons, da J & L Gibbons, parceira deste estudo. “Uma experiência multissensorial que parece enriquecer a vida quotidiana, seja qual for o nosso humor ou paradeiro. Esta pesquisa emocionante sustenta o quanto a visão e o som do canto dos pássaros levantam os espíritos. Captura evidências intrigantes de que um ambiente biodiverso é restaurador em termos de bem-estar mental. E que a estimulação do canto dos pássaros, parte dessas ‘doses’ diárias da natureza, é preciosa e duradoura.”

Posts relacionados