O eczema, ou dermatite atópica, é uma doença comum da pele, que costuma causar manchas na pele, comichão, pele seca e sensível, afetando a qualidade de vida. Mas há formas de gerir o problema em casa para alívio dos sintomas.
“O eczema pode ser muito incómodo e desafiador para os doentes”, refere o dermatologista John Browning, professor assistente do Baylor College of Medicine, nos EUA. “Embora o eczema não possa ser curado, o tratamento adequado pode controlá-lo. Como a pele de todos é única, um dermatologista pode ajudar cada doente a desenvolver um plano eficaz de autocuidado e tratamento médico para gerir o seu problema.”
Para aliviar o desconforto associado ao eczema, Browning recomenda que as pessoas sigam os seus conselhos:
- Hidratar a pele após o banho e quando esta estiver seca, através de um creme ou pomada em vez de loção, que contém mais óleo para deixar a pele mais hidratada.
- Escolher produtos “sem perfume”. já que a fragrância pode causar eczema. Ao escolher produtos para cuidados com a pele, devem preferir-se os que dizem “sem perfume”, evitando os rotulados como “sem cheiro”, pois eles podem conter fragrâncias que foram encobertas.
- Testar todos os produtos de cuidados com a pele antes de usar. Alguns ingredientes, além da fragrância, podem causar eczema. Teste os novos produtos primeiro, aplicando-os num pedaço de pele na parte interna do braço, todos os dias, entre sete a 10 dias. Se a pele estiver limpa após esse tempo, poderá usar o produto.
- Tomar banhos curtos ou duches para hidratar a pele, limitando o banho ou chuveiro a 5 a 10 minutos e usando água morna. Deve depois aplicar-se o hidratante após o banho, quando a pele ainda estiver húmida, para ajudar a selar a humidade.
- Aprender a conhecer os gatilhos do eczema. Muitas coisas do dia-a-dia podem causar inflamação da pele sensível com eczema. Os gatilhos comuns incluem pó, ar seco, pólen e queimaduras solares. Ao conhecer estes gatilhos e evitá-los, podem reduzir-se os surtos.
- Usar a roupa certa. Devem escolher-se roupas largas e 100% de algodão para evitar irritar a pele, remover as etiquetas das roupas novas e, antes de usar uma roupa nova, lavá-la primeiro.
- Proteger a pele de temperaturas extremas. Temperaturas frias podem secar a pele, e temperaturas quentes podem fazer com que a pessoa fique muito quente e sue – ambos podem causar eczema. Devem tomar-se precauções, como cobrir a pele com um lenço e luvas no inverno e manter-se fresco no verão.
“O autocuidado pode ajudar a controlar o eczema e ajudar a viver mais confortavelmente”, refere Browning. “Os dermatologistas sabem o que está a causar o problema de pele e a melhor forma de os tratar.”