Scroll Top

6 formas naturais de vencer as alergias da Primavera

alergias

A chegada da Primavera significa que há mais pólen no ar e que aumenta o risco do ‘ataque’ das alergias, que provocam sintomas desagradáveis, como nariz a pingar, espirros, olhos irritados e congestão nasal. Claro que são vários os medicamentos que se podem tomar para o seu alívio, mas muitos doentes preferem utilizar opções naturais. É sobre elas que fala Jo Reed, especialista em alergias, asma e imunologia, do Sistema de Saúde Ochsner, nos EUA.

Petasites (Butterbur)
De acordo com vários estudos científicos, esta erva pode ser é um remédio eficaz para as alergias primaveris. Um trabalho realizado por investigadores na Suíça mostrou ser um forte anti-histamínico, que funciona bem no controlo dos sintomas da febre do feno e não causa sonolência, ao contrário de alguns medicamentos de venda livre para as alergias.

Chá Verde
Estudos realizados por cientistas japoneses mostram que o chá verde contém uma substância que bloqueia certas respostas alérgicas no corpo humano. Beber regularmente chá verde pode reduzir os espirros e a comichão nos olhos, frequentemente associados a alergias.

Alimentos picantes
Alguns alimentos quentes têm o poder de proporcionar alívio aos sintomas de alergia, tais como congestão nasal e olhos lacrimejantes. Por exemplo, a pimenta de Caiena contém capsaicina, conhecida por reduzir a congestão nas vias nasais. Além disso, um composto presente no alho, a alicina, é um anti-inflamatório que pode reduzir o inchaço e inflamação causados pelas alergias.

Humidificador
A secura do nariz e dos seios nasais pode levar ao congestionamento. Uma excelente forma de contrariar a secura é utilizar um humidificador, que liberta vapor de água para o ar e ajuda a hidratar as passagens secas nasais e sinusais, resultando em menos congestão e desconforto.

Óleo de eucalipto
Foi demonstrado por vários estudos que esta substância natural, que provém das folhas das árvores do eucalipto, ajuda a reduzir as alergias causadas pela inflamação. Deve adicionar-se algumas gotas numa tigela de água fumegante para obter os melhores resultados e respirar os vapores.

Roupa protetora
Uma das formas mais fáceis de reduzir a exposição ao pólen é através do uso de vestuário de proteção adequado quando se vai para o exterior. Usar óculos de sol, chapéus largos e calças compridas ajuda a evitar que o pólen se agarre à pele.

Related Posts