Aproximar a população da ciência e aumentar a sua literacia, ao apresentar de forma acessível, com recurso a textos e ilustrações, temas relacionados com a saúde, como cancro, fertilidade, sono, imunidade, doenças neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas, desenvolvimento neuronal, terapia génica, microbiologia, metabolismo e biotecnologia, é o objetivo do livro A Saúde no Saber, produzido por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), que será apresentado no dia 20 de julho.
Criada no âmbito de um projeto de comunicação de ciência com o mesmo nome, o livro tem a edição da Imprensa da Universidade de Coimbra e é, segundo Sara Varela Amaral, coordenadora do projeto, “parte integrante de uma campanha de comunicação de ciência que visa promover a literacia em saúde, que envolveu mais de 50 investigadores da Universidade de Coimbra e diversos parceiros sociais. Resultou de um trabalho de coprodução aliando diferentes saberes. É um exemplo de interdisciplinaridade e compromisso da ciência e dos cientistas com a sociedade”.
Para o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação, João Ramalho-Santos, “este é um exemplo excelente de promoção da cultura científica promovida por investigadores. A comunicação de ciência e promoção de literacia em saúde deve ser uma importante missão da academia. O livro A Saúde no Saber visa ser um veículo de informação científica fidedigna e aproximar os cidadãos da investigação que é feita na academia”.
O projeto A Saúde no Saber foi financiado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito da edição de 2019 do concurso Comunicar Saúde. Entre 2020 e 2023, o projeto criou vários conteúdos para a promoção da literacia em saúde em diferentes formatos: um podcast com entrevistas, animações, rubricas de rádio, crónicas ilustradas (publicadas mensalmente em 2021 no jornal Público), e também o livro A Saúde no Saber, que é apresentado esta semana.
O evento, cuja apresentação vai ser feita no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, decorre a partir das 17h00 e tem entrada gratuita. Na sessão, vão ser distribuídos exemplares do livro.