Durante as festas de final de ano, a comida costuma estar no centro das atenções, seja nas reuniões de amigos, colegas de trabalho ou família. Andrea Delgado, nutricionista na Mayo Clinic, em Rochester, nos EUA, explica que, quando ficamos atentos à quantidade e frequência de consumo de alimentos, é possível escolher alimentos saudáveis para as típicas celebrações desta época.
Delgado comenta que o período de celebrações talvez não seja o momento ideal para começar uma dieta. Em vez disso, durante as festas de final de ano, é preferível prestar atenção à quantidade e frequência de consumo de alimentos, além de tentar consumir porções menores em vez de ficar em jejum antes de ir para uma festa.
“Quando saltamos refeições, ficamos com muito mais fome ao chegarmos em uma festa ou reunião social”, explica a nutricionista. “Faça refeições pequenas e balanceadas, ou coma um snack antes de ir para o evento.”
Manter a hidratação é também importante, e a água é a melhor opção. “Na maioria das vezes, deixamos de lado a hidratação e acabamos por escolher as bebidas açucaradas ou o álcool, o que pode representar um acréscimo de muitas calorias ingeridas em comparação com nenhuma caloria ingerida quando bebemos água”, explica Delgado.
Infelizmente, comer demais durante as festas tem o potencial de levar os indivíduos que estavam à beira de um diagnóstico médico a ultrapassar esse limite. “Talvez tenhamos agora novos diagnósticos de colesterol elevado ou um novo diagnóstico de estado pré-diabético ou diabetes, pois, ainda que isso seja feito por um curto período de tempo, este foi suficiente para que as novas doenças fossem diagnosticadas”, refere.
Ao prestar atenção aos tipos e quantidades de alimentos consumidos, é possível manter o compromisso com uma alimentação saudável mesmo durante as festas. “Aproveite esta época, mas com uma boa alimentação. Não existe uma abordagem do tipo tudo ou nada em nutrição: pode saborear de tudo com moderação.”