Para as pessoas que pretendem começar 2024 com uma nova rotina para se sentirem mais em forma e mais felizes, um novo estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido, sugere que a combinação da atenção plena, o chamado mindfulness, com o exercício físico pode ser a chave do sucesso.
Um estudo, publicado na revista académica Mental Health and Physical Activity, sugere que as mudanças de vida que combinam a atividade física e o mindfulness são mais eficazes para melhorar o humor e a saúde e o bem-estar.
Tanto a atividade física como a prática de mindfulness têm benefícios psicológicos bem definidos. No entanto, ao analisar os estudos de investigação existentes, este é um dos primeiros a mostrar como os efeitos positivos podem ser aumentados quando os dois são combinados.
As suas conclusões sugerem que o mindfulness pode ajudar a desbloquear o exercício, ajudando a motivar as pessoas a começar, ao mesmo tempo que ultrapassa pequenas dores, desconforto ou sentimentos de fracasso quando o exercício se torna difícil.
Os benefícios do mindfulness
A análise da investigação existente revelou que o mindfulness é altamente eficaz na redução das preocupações, do stress e da ansiedade e ajuda as pessoas a viverem mais saudáveis e felizes e os seus benefícios para a saúde física e mental foram detetados em pessoas com e sem problemas de saúde.
Masha Remskar, especialista em mudança de comportamento, mindfulness e exercício físico da Universidade de Bath, defende que “começar 2024 com a resolução de fazer mais exercício pode ter benefícios muito positivos para a saúde física e mental. Mas sabemos que começar pode ser difícil e que também pode ser difícil manter o hábito ao longo do tempo”.
O mindfulness é, por isso, “uma abordagem que nos pode ajudar a ‘treinar’ as forças psicológicas de que necessitamos para fazer exercício e estar mais em sintonia com o nosso corpo, bem como tornar o exercício mais interessante e ajudar-nos a reconhecer os seus benefícios. Isto pode dever-se ao facto de uma maior atenção nos levar a pensar de forma diferente sobre o nosso estilo de vida, a aceitar melhor e a julgar menos os nossos próprios defeitos, o que pode ajudar a criar hábitos saudáveis”.