Scroll Top

Festas e álcool: até uma bebida pode ser demais

álcool

Mais um ano está a chegar ao fim e é altura de festejar. Seja em encontros com família ou amigos, brindar ao ano novo com álcool é já tradição, e para muitos é também conduzir. É por isso que profissionais de saúde como Amy Bollinger, coordenadora de educação, divulgação e prevenção de lesões no Penn State Health Milton S. Hershey Medical Center, querem que pense bem antes de se sentar ao volante, mesmo que tenha bebido só um bocadinho.

É que não é preciso estar acima do limite legal de álcool no sangue para causar um acidente relacionado com o álcool.

Imagine que os seus músculos deixam de funcionar corretamente; o pensamento torna-se um pouco nublado; deixa de se sentir alerta como habitualmente. É esta a sensação de um teor de álcool no sangue tão baixo como 0,05 g/l.

“O álcool afeta toda a gente de forma diferente”, refere Bollinger. E quando se juntam milhares de quilos de aço a viajar a uma velocidade média de 90 quilómetros por hora, os efeitos nunca são bons.

É por isso que a especialista oferece uma série de formas  de se proteger a si e àqueles de quem gosta das estatísticas sombrias dos acidentes rodoviários.

“Ter um plano de transporte de e para um evento”, explica Bollinger, é a melhor solução. Hoje em dia, planear uma viagem é mais fácil do que nunca.

Se vai dar uma festa, fique de olho nos seus convidados. Certifique-se de que estão sóbrios quando saem de sua casa. Se não estiverem, peça uma boleia para eles ou encontre um condutor sóbrio para os levar de volta a casa.

Tenha em atenção as receitas médicas e os medicamentos de venda livre. Alguns reagem mal com o álcool, agravando os seus efeitos.

Opte pelo velho e fiável condutor que concorda em não beber. Fale com os seus filhos. Mesmo que tenham idade legal para beber, “não parta do princípio de que têm tudo planeado”.

“Conheçam os vossos limites”, reforça. Lembre-se que o álcool afeta cada pessoa de forma diferente e que pode haver quem não está a beber de forma responsável. Use o cinto de segurança, guarde os telemóveis enquanto conduz e redobre a atenção.

 

Crédito imagem: cottonbro studio (Pexels)

Related Posts