Scroll Top

Quer aproveitar as festas? 5 dicas para evitar as alergias

Natal sem alergia

Enquanto as famílias se preparam para celebrar o Natal, milhões terão também de lidar com uma maior exposição a fatores desencadeantes de alergias e asma. Desde decorações festivas a velas acesas, passando por ajuntamentos e viagens no tempo frio, a época festiva pode apresentar desafios para quem tem problemas respiratórios ou alergias. Um pouco de planeamento, no entanto, pode significar uma época de diversão em família, mantendo os sintomas sob controlo.

“As festas de fim de ano são um momento maravilhoso para se reencontrar com os entes queridos, mas também podem trazer exposições inesperadas que pioram as alergias ou a asma”, confirma a alergologista Cherie Zachary, presidente do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI). “Algumas medidas práticas podem fazer toda a diferença para uma celebração saudável e confortável.”

Como estas cinco estratégias recomendadas pelo ACAAI para se manter saudável durante toda a época:

1. Planeie com antecedência quando viajar durante as festas de fim de ano. Viajar pode expo-lo a pó, germes e ambientes desconhecidos. Para quem tem alergias alimentares, quando viajar de avião, limpe os tabuleiros, os apoios de braços e os cintos de segurança para reduzir a exposição a alergénios e irritantes. E mantenha sempre os seus medicamentos, incluindo inaladores e anti-histamínicos, na bagagem de mão para que estejam acessíveis, se necessário.

2. Esteja atento às alergias alimentares em encontros. Muitas refeições de fim de ano incluem ingredientes que podem ser prejudiciais para quem tem alergias alimentares. Seja num jantar partilhado, num evento num restaurante ou num jantar em família, comunique claramente as suas alergias. Não hesite em perguntar sobre a preparação dos alimentos, possível contaminação cruzada ou ingredientes em pratos desconhecidos. Em caso de dúvida, leve um prato seguro da sua preferência.

3. Controle o stress para prevenir as crises de alergia e asma. As festas de fim de ano podem ser alegres, mas também stressantes. As hormonas do stress podem piorar as reações alérgicas e aumentar a probabilidade de sintomas de asma. Inclua momentos de descanso no meio de viagens e agendas sociais agitadas, pratique respiração profunda ou mindfulness e dê prioridade ao sono. Controlar o stress emocional ajuda a proteger o sistema imunitário e estabiliza a saúde respiratória.

4. Tome precauções em climas frios. As quedas repentinas de temperatura e a exposição ao ar frio podem desencadear sintomas de asma em muitas pessoas. Quando sair para fazer compras ou participar em encontros, use um cachecol ou máscara sobre o nariz e a boca para aquecer o ar antes de inalar. Esteja ciente de que as rápidas mudanças climáticas e de temperatura do inverno, como a transição entre casas aquecidas e o ar frio do exterior, também podem desencadear crises de asma.

5. Cuidado com o pó e o bolor nas decorações de Natal. As decorações armazenadas em sótãos, caves ou garagens costumam acumular pó, esporos de bolor e outros alergénios. Antes de tirar árvores de Natal, grinaldas, enfeites ou roupa de cama natalícia, desembalhe-os ao ar livre ou num local bem ventilado. Limpe as superfícies duras com um pano húmido e considere utilizar uma árvore artificial se tiver alergia ao bolor. Se utilizar uma árvore natural, abane-a bem e passe-a por água antes de a levar para dentro de casa. Considere usar máscara ao desembalar decorações se achar que as suas alergias podem piorar.

Ao tomar medidas para reduzir a exposição aos desencadeadores comuns das festas, os adultos e as crianças com alergias e asma podem desfrutar das tradições festivas com confiança e conforto.

 

Crédito imagem: iStock

Posts relacionados