Scroll Top

As pessoas com obesidade podem ter risco mais elevado de demência

obesidade associada à demência

As pessoas com obesidade e hipertensão podem apresentar um risco mais elevado de demência, conclui um novo estudo publicado na revista The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

A demência, que ocorre quando as pessoas têm um declínio acentuado nas capacidades mentais, como a memória, o pensamento e o raciocínio, é um desafio crescente para a saúde pública global, sem cura disponível atualmente.

As formas mais comuns de demência são a doença de Alzheimer, a demência vascular e a demência mista, todas doenças progressivas que causam danos nas células nervosas, agravando-se com o tempo, afetando a memória, a linguagem, a resolução de problemas e o comportamento.

“Neste estudo, descobrimos que o elevado índice de massa corporal (IMC) e a hipertensão são causas diretas de demência”, afirma a autora do estudo, Ruth Frikke-Schmidt, professora e médica-chefe do Hospital Universitário de Copenhaga – Rigshospitalet e da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“O tratamento e a prevenção do IMC elevado e da hipertensão representam uma oportunidade ainda não explorada para a prevenção da demência.”

Grande parte deste aumento do risco de demência parece ser impulsionado pela hipertensão arterial, sugerindo que a prevenção ou o tratamento da obesidade e da hipertensão podem ajudar a reduzir o risco de demência.

“Este estudo demonstra que o excesso de peso e a hipertensão não são apenas sinais de alerta, mas causas diretas de demência”, afirma Frikke-Schmidt. “Isto torna-os alvos altamente relevantes para a prevenção.”

“Os medicamentos para a perda de peso em pessoas com obesidade foram recentemente testados para travar o declínio cognitivo nas fases iniciais da doença de Alzheimer, mas sem efeito benéfico. Uma questão em aberto que ainda precisa de ser investigada é se a medicação para a perda de peso iniciada antes do aparecimento dos sintomas cognitivos pode ser protetora contra a demência. Os nossos dados atuais sugerem que as intervenções precoces para a perda de peso podem prevenir a demência, especialmente a demência de origem vascular”, concluiu.

 

Crédito imagem: Pexels

Posts relacionados