Scroll Top

Alentejo Walking Festival promove atividade física

caminhar no Alentejo

A sociedade está a tornar-se cada vez mais sedentária. E a saúde física e mental estão a ser prejudicadas pelos novos hábitos: mais tempo sentados ao telemóvel e ao computador e menos tempo a fazer atividades lúdicas e de lazer. No entanto, o desporto, juntamente com uma alimentação saudável, pode fazer a diferença no futuro. Para promover o bem-estar físico e mental, o Alentejo Walking Festival é um bom ponto de partida para tornar a sua vida menos sedentária e mais ativa. Estas caminhadas decorrem de 30 de outubro a 9 de novembro, para oferecer o melhor da natureza, da cultura e da hospitalidade alentejana. 

O Festival tem início com a Conferência “Redes Municipais de Percursos Pedestres”, em Grândola, no dia 30 de outubro, para a apresentação da nova “Rede de Percursos Pedestres da Faixa Piritosa”. No dia 1 de novembro, pode participar no Passeio Promocional em Mértola, respetivo convívio e almoço no final.

Já no fim de semana de 8 e 9 de novembro, o objetivo é pôr “Todo o Alentejo a Caminhar”, razão pela qual os municípios do Alentejo disponibilizam passeios pedestres pela região, com passagem em vários pontos de interesse e adaptáveis a todos os interessados, através de diferentes níveis de dificuldade. Os passeios pedestres são gratuitos e requerem inscrição prévia através do site da iniciativa.

“O Alentejo é cada vez mais um ótimo território para caminhar”, refere José Manuel Santos,  presidente do Turismo do Alentejo. Nesta segunda edição, o Alentejo Walking Festival já não é apenas um conjunto de percursos pedestres; é “um convite a conhecer as experiências turísticas, o património cultural, os produtos locais e ainda a fauna, flora e geologia desta região”. 

O objetivo para este ano é ter “uma rede de oferta mais alargada”, para que os participantes possam não só ir caminhar, mas aproveitar as iguarias, os restaurantes, a cultura e a população do Alentejo para uma experiência imersiva. 

Quais os benefícios da caminhada para a saúde?

Além de serem um motivo para se levantar do sofá e sair de casa, as caminhadas melhoram a sua saúde cardiovascular, controlam o peso, fortalecem os ossos e músculos, previnem doenças crónicas e melhoram a função pulmonar. Mas não é apenas a sua saúde física que beneficia; as caminhadas também ajudam a reduzir o stress e depressão, aumentam o bem-estar, melhoram o humor e a autoestima, bem como a função cerebral e ainda ajudam no controlo de impulsos e desejos prejudiciais.

Pedro Beato, vice-presidente do Turismo do Alentejo, partilha ainda que “todos os municípios envolvidos vão disponibilizar percursos com guias de interpretação para valorizar a caminhada”. Os percursos pedestres têm graus de dificuldade diferentes, consoante a distância e o terreno, por isso pode optar por uma caminhada adequada à sua idade e condição de saúde. Além disso, recomenda-se levar roupa e calçado confortável, chapéu ou boné, protetor solar, bem como água e comida, para se manter hidratado e protegido durante todo o dia.

O Festival, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio dos municípios do Alentejo, conta com cerca de 50 percursos pedestres e mais de 800 participantes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas aqui.

 

Crédito imagem: DR

Posts relacionados