Um estudo sueco identificou 17 novos genes que podem estar associados à psoríase e eczema, duas doenças de pele hereditárias comuns sem cura, podendo ajudar na busca por novos tratamentos.

Pelin Sahlén, especialista do Royal Institute of Technology, na Suécia, revela que a equipa de investigação conseguiu mapear 118 alvos genéticos relacionados com a psoríase e a dermatite atópica, usando um método que o investigador desenvolveu há 10 anos para mapear as interações entre as informações genéticas em diferentes partes do corpo.

A investigação concentrou-se no papel desempenhado por variantes genéticas não codificantes, ou seja, o ADN que não fornece instruções para a criação de proteínas. Cerca de 2% do ADN é composto por genes que codificam proteínas e os 98% restantes são não codificantes.

A maioria das variantes (97%) associadas a doenças complexas não são codificantes, explica Sahlén. “Não é uma tarefa simples determinar o gene que regulam.”

O que são e como são estas doenças de pele

De acordo com a associação PSO Portugal – Associação Portuguesa de Psoríase, a psoríase é uma doença inflamatória crónica do foro imunológico, que se manifesta sobretudo na pele. Não é contagiosa, podendo surgir em qualquer idade e afetando entre 1 a 3% da população mundial.

Apesar de a sua origem não estar totalmente esclarecida, sabe-se que é geneticamente determinada e que envolve alterações no funcionamento do sistema imunitário, que provocam inflamação e aumento da velocidade de renovação das células da epiderme (a camada mais superficial da pele).

No caso da dermatite atópica, a Associação Dermatite Atópica Portugal esclarece que se trata de uma doença inflamatória da pele, crónica, atualmente incurável, determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais, que tem um impacto elevado nas várias dimensões da vida dos doentes e das suas famílias.

Esta doença afeta entre 10 a 20% das crianças e entre 1 a 3% dos adultos em todo o mundo, sendo que aproximadamente 4,4% da população europeia vive com dermatite atópica.