Estamos no verão. O que significa que as temperaturas tendem a ser altas. E ainda que haja dias em que o calor parece ser mais tímido, outros há em que é difícil escapar-lhe. Neste dias, dar um mergulho ou relaxar à sombra parecem ser as melhores alternativas. Mas antes de colocar o protetor solar e sair de casa, é importante conhecer os sinais de lesões causadas pelo calor e como as evitar.

A exaustão pelo calor, conhecida como golpe de calor, inclui sudorese intensa, o mesmo é dizer, suar muito, falta de ar, pulso rápido, mas fraco, dor de cabeça, tonturas e náuseas ou vómito.

“O golpe de calor pode acontecer a qualquer pessoa que faça demasiados esforços no calor extremo”, refere Laura Burke, especialista em medicina de emergência no Beth Israel Deaconess Medical Center, EUA. “Se os sintomas forem graves, peça ajuda médica imediatamente.”

Há pessoas que apresentam um risco aumentado de golpe de calor, como as pessoas com doenças cardíacas ou pressão alta, com mais de 65 anos, os bebés e crianças e as pessoas com queimaduras solares, que prejudicam o mecanismo de arrefecimento da pele.

E os riscos podem ser graves. “Durante o golpe de calor, o corpo não consegue arrefecer com o suor, o que pode resultar em danos causados aos órgãos principais”, refere Burke.

“Se vir alguém a sofrer com golpe de calor, tente arrefecer a pessoa, colocando-a à sombra ou num espaço com ar condicionado. Aplique água fria com panos húmidos e peça ajuda médica imediatamente”, esclarece a médica.

Manter-se fresco no calor

Se ainda não conhece as dicas para se manter fresco nos dias mais quentes, não se esqueça: beba muita água. Evite as bebidas alcoólicas, que podem afetar sua capacidade de suar adequadamente, e a cafeína, que é um diurético natural. “Dois copos de água por hora é a regra geral no calor extremo”, aponta a especialista.

Vista roupas largas e de cores claras – roupas respiráveis ​​permitem que o suor evapore. No sol quente, cubra-se com um chapéu e protetor solar.

Limite a atividade ao ar livre. Se planeia praticar exercício ao ar livre, evite os horários de pico, quando as temperaturas são mais altas. “Tente descansar frequentemente em áreas com sombra, para que o termóstato do seu corpo tenha a possibilidade de recuperar”, reforça.

Tome um banho frio. Outra forma de arrefecer rapidamente é colocar uma toalha fria na testa.