Saiba como evitar que o calor extremo afete os medicamentos

medicamentos

Encontrar formas de manter o corpo frio quando as temperaturas são extremamente elevadas é importante, assim como garantir que os medicamentos não são expostos ao calor extremo. Scott Hall, farmacêutico da Mayo Clinic, diz que as alterações de temperatura podem degradar os fármacos e que alguns deles podem causar intolerância ao calor.

A temperatura pode impactar qualquer medicamento que uma pessoa esteja a tomar, mas alguns têm mais tendência do que outros a apresentar problemas.

“A insulina definitivamente é um desses exemplos”, refere Hall. “Por isso, as pessoas com diabetes devem tentar não armazenar a insulina  num local onde a temperatura ficará muito alta.”

O que deve então ser feito? Armazenar os medicamentos num local fresco e seco e, se os guardar na casa de banho onde toma banho, deve ainda ser mantidos na embalagem original.

“Mantê-los nos frascos onde podem permanecer selados ajuda muito a evitar os efeitos prejudiciais do calor“, acrescenta o especialista.

Alguns medicamentos podem causar intolerância ao calor. Entre esses podem incluir-se os medicamentos para a pressão arterial, anti-histamínicos, descongestionantes e fármacos psiquiátricos.

No caso de dúvidas sobre a medicação, é importante questionar os profissionais de saúde. “Se tiver dúvidas sobre os medicamentos e sobre como deve armazená-los, ou como eles podem ser afetados pelo calor, é um bom momento para consultar um farmacêutico”, aconselha Hall. “Eles podem dar as informações de que necessita para entender qual o risco.”

Posts relacionados