Deitar a cabeça na almofada, fechar os olhos e dormir. Parece simples, mas o que esconde uma boa noite de sono pode ser bem mais complexo do que parece. Quem o diz é Verena Senn, neurocientista e especialista do setor do descanso, que explica tudo.

Muitas são as pessoas sem noção do impacto que o sono pode ter e que, por isso, não dá a devida atenção a este tema e à sua importância. A própria ciência não chegou a uma conclusão exata que explique porque precisamos tanto de dormir, mas a verdade é que dormimos cerca de um terço das nossas vidas, e não somos os únicos.

“Todos os animais dormem, desde os mamíferos, como o cão ou o gato, passando pelos peixes e pássaros, até aos répteis”, refere a especialista, que integra a equipa da marca de colchões Emma.

“Mas o tempo de sono é diferente de espécie para espécie. Enquanto, por exemplo, a girafa precisa de dormir apenas duas horas por dia, os ratos dormem mais de 20 horas. Para o ser humano, o tempo ideal de sono ronda as oito horas por noite.”

Porque precisamos de uma boa noite de sono

“Dormimos porque ocorrem dois processos no nosso corpo que são responsáveis por regularizar a hora de dormir. Um deles é o nosso relógio circadiano interno, também chamado de ritmo circadiano que, alinhado com a luz do dia e o escuro da noite, nos diz quando devemos descansar”, explica a neurologista.

O segundo processo, acrescenta, “está relacionado com a adenosina, uma substância que acumulamos no cérebro ao longo do dia, aumentando a nossa necessidade de dormir. Quando a sua concentração é alta, depois de um dia inteiro acordado, bloqueia a secreção das moléculas, induzindo assim o sono”.

Estes dois processos, em conjunto, são os principais motivos de termos sono. Mas afinal porque precisamos de dormir?

Durante a noite, o nosso cérebro processa o que aprendemos e as experiências que passamos durante o dia. Vários estudos demonstram, inclusive, que o sono aumenta o conhecimento ou as habilidades que adquirimos.

O corpo utiliza o sono para arrumar as memórias e destacar aquelas que são mais importantes para uma parte do cérebro destinado ao armazenamento de memória a longo prazo. Assim, quanto mais tempo estivermos acordados, menos eficaz será o armazenamento de novos conhecimentos.

O sono também tem um grande impacto no nosso sistema imunológico. Dormir ajuda a recuperar de uma constipação mais rapidamente ou mesmo a evitar que se fique doente. “Dormir é o melhor remédio com a vantagem de não ter quaisquer efeitos adversos”, afirma Verena Senn.

Se dormir é assim tão importante, do que precisamos para um bom descanso? A neurocientista defende que a base para dormir bem é um bom colchão, que permita uma postura confortável e ergonómica. Para além disso, é importante que o colchão seja respirável, permitindo a diminuição da temperatura do corpo, necessária para se conseguir entrar num sono profundo.