Scroll Top

Campanha nacional celebra os avanços na luta contra o cancro da mama

cancro da mama

Graças aos avanços da ciência, a realidade associada ao cancro da mama é, hoje, diferente. E diferente é aqui melhor. Para assinalar esta diferença, traduzida em sucessos, a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) apresenta a campanha de sensibilização e informação “Inovação pela vida”, à qual se juntam nomes como Adelaide de Sousa, André Nunes, Carla Ascenção, Catarina Raminhos, Gonçalo Diniz, Joana Seixas, João Moleira, Mónica Sofia, Nucha, Patrícia Bull, Sofia Cerveira , Vera Dias Pinheiro.

A história do tratamento do cancro da mama tem várias décadas. E muito mudou desde a primeira mamografia, em 1959, que revolucionou a forma de abordagem desta doença, ao permitir identificar os tumores e iniciar o tratamento mais cedo.

Ou desde a primeira quimioterapia para o cancro da mama avançado, aprovada em 1977, bem mais eficaz na redução dos tumores e que tornava mais fácil o controlo da doença. Marcos que a campanha celebra, através de um vídeo, realizado com o apoio da Roche, que mostra como tanto mudou na luta contra o cancro da mama.

Longe vão os anos 80, os mesmos que introduziram a cirurgia conservadora da mama, que permitiu aumentar a confiança dos doentes na luta contra o cancro.

Por cá, essa foi a década do primeiro rastreio, que abriu portas ao diagnóstico precoce. Rastreios organizados pela LPCC que, entre 1990 e 2019, permitiram a realização de mais de quatro milhões mamografias (em Portugal continental, com exceção do Algarve), que levaram ao diagnóstico de mais de 19.000 mulheres.

Renovada esperança no cancro da mama

Os números da mortalidade começaram a descer, pela primeira vez, na década seguinte, a de 90 e a tendência manteve-se, até aos dias de hoje, época em que a medicina já permite tratamentos personalizados. Graças a terapias altamente inovadoras, como a imunoterapia, é tempo de celebrar o sucesso e o número crescente de casos de superação da doença.

Segundo Vítor Rodrigues, presidente da LPCC, “com esta campanha pretendemos celebrar e dar visibilidade a alguns momentos mais marcantes na evolução do tratamento do cancro da mama. Uma história que é pouco conhecida da maioria das pessoas, mas que é feita de muitos passos e sucessos que alteraram a forma como lidamos com a doença, em todas as suas dimensões”.

O especialista acrescenta que, “hoje, o diagnóstico e o tratamento do cancro da mama são encarados de forma muito mais positiva, com renovada esperança, tanto pela população como pelos profissionais de saúde. Isso deve-se em grande medida aos avanços no conhecimento científico e é isso que hoje assinalamos. A ciência que se materializa em esperança, a ciência ao serviço da vida”.

Posts relacionados