Já se encontra disponível o primeiro episódio de um conjunto de quatro podcasts onde se irão abordar temas na área da oncologia, pretendendo assim aumentar e incentivar a literacia no plano da doença oncológica.

‘Oncologia no Ar’ é um projeto conjunto entre a Revista Cuidar e a Pierre Fabre, que conta com o apoio das associações de doentes: Careca Power,  Europacolon, Evita e Liga Portuguesa contra o Cancro. 

A linha editorial do podcast “Oncologia no Ar” foi definida por um comité consultivo, cujos membros têm uma vasta experiência na área da oncologia e um conhecimento aprofundado sobre quais os temas mais importantes e prioritários para os doentes oncológicos.

São eles Ana Martins, diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e membro do Grupo de Sobreviventes da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Catarina Malheiro, diretora da Revista Cuidar, a enfermeira Elisabete Valério, presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, Marta Pojo, diretora de Projetos de Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul e Tamara Milagre, presidente da Associação EVITA. 

O primeiro episódio aborda a temática do melanoma cutâneo, um tipo de cancro da pele que regista cerca de 1.000 novos diagnósticos todos os anos, contando com a participação de uma doente diagnosticada em 2011 e de Mariana Malheiro, especialista em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.

Os próximos episódios desta primeira temporada abordarão temas como: cancro colorretal, cancro da mama, dois dos tipos de cancro mais frequentes em Portugal e no mundo, e cuidados paliativos e estarão disponíveis nas redes sociais da revista Cuidar, Canal de Youtube da Pierre Fabre, na plataforma Spotify, assim como nas redes sociais das associações acima mencionadas

Este é um projeto inovador, que “dá voz” a quem passou por alguma forma de doença oncológica, com o intuito de transmitir uma mensagem positiva e motivadora, mas também informativa, a quem esteja a passar pela mesma experiência.

O podcast ‘Oncologia no Ar’ diferencia-se por criar um espaço intimista e de partilha, entre doentes e profissionais de saúde onde se abordam temas diversificados relacionados com o percurso do doente, bem como, com a experiência do médico oncologista nos diferentes contextos oncológicos. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um quarto da população portuguesa terá, durante o período de vida, uma doença oncológica e que o cancro levará à morte cerca de 10% dessas pessoas. Estima-se que o número de diagnósticos de cancro tenha diminuído durante o ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, sendo necessário investir cada vez mais na sensibilização para o tema, na necessidade do diagnóstico precoce e numa maior literacia em saúde.