Scroll Top

Conhece todos os sinais de desidratação? A sede é apenas um deles

sinais que indicam desidratação

É verdade que não nos podemos queixar de um calor abrasador, pelo menos até agora. Mas porque os termómetros ainda nos podem surpreender, nada melhor do que estar preparado. E é aqui que entra a pergunta: sabe quais são os sinais de desidratação?

Não, a sede não é o único indicador da falta de hidratação. Aliás, diz quem sabe que este é mesmo o derradeiro sinal, que surge quando a desidratação já se está a instalar. Há outros sinais, mas que tendemos a justificar com outras razões que não a falta de água.

Por exemplo, olhos secos ou lábios gretados. O ar condicionado no trabalho ou o tempo mais seco são os suspeitos do costume, mas pode bem ser que estes traduzam um pedido de ajuda do organismo.

Cabelo mais seco do que o habitual e em queda pode ser justificado por tanta coisa. E uma delas é mesmo uma desadequada hidratação, que pode também causar cansaço e indisposição. 

É que, quando o corpo perde mais água do que aquela que recebe, há uma redução da pressão arterial e do oxigénio no sangue, que passa a ser redirecionado para órgãos considerados não vitais, o que faz com que o corpo trabalhe a um ritmo mais lento.

Água e outras bebidas

Beber água é a melhor forma de dar resposta à desidratação e de a prevenir. Esta é a bebida de eleição para o verão, embora haja outras bebidas que podem ajudar a manter a hidratação.

De resto, cinco sociedades médicas espanholas (Associação Espanhola de Gastroenterologia, Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição, Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Primária, Sociedade Espanhola de Medicina de Família e Comunitária e Sociedade de Patologia Digestiva) assinaram um consenso em que defendem que as “as bebidas com uma determinada quantidade de açúcares e sais minerais, corretamente utilizadas, podem ser uma ajuda importante para melhorar a reidratação e prevenir a desidratação”.

É o caso, por exemplo, da Aquarius, que apresenta uma gama de bebidas com sais minerais, vitaminas e baixas em calorias, que inclui novos sabores e se apresenta no mercado nacional, com uma campanha que tem como assinatura “A incrível sensação de te sentires cheio de pica”.

Uma aposta da Coca-Cola, que reforça o seu compromisso com a redução de açúcar, apresentando versões baixas em açúcar ou sem açúcar.

Posts relacionados