Um estudo que avalia o estado atual da diversidade, equidade e inclusão nas empresas alemãs com subsidiária no nosso país revela que que 77% do top management destas empresas é do género masculino, face a 18% das mulheres, percentagem bem distante da defendida pela Estratégia para a Igualdade de Género da Comissão Europeia, que define uma representatividade mínima feminina de 40%.
Este trabalho, realizado pela MOAI Consulting com o apoio da Merck e da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, e que incluiu 88% das empresas alemãs com subsidiária em Portugal, tendo inquirido 22 participantes com cargos de liderança que representam cerca de 25.000 colaboradores em Portugal, confirma que os conceitos associados a este tema são uma prioridade para homens e mulheres, ainda que a percentagem feminina seja de 100% e a masculina se fique pelos 88%.
Olhando para as nacionalidades, há também diferenças: a totalidade dos inquiridos alemães considera estes conceitos prioritários, comparando com 82% dos portugueses.
No que diz respeito ao grau de importância que deveria ser dado pelas empresas a este tipo de conceitos, 75% das mulheres não têm dúvidas que devem ser considerados uma prioridade, valor muito acima do verificado entre os homens (53%).
Os dados permitem ainda verificar que a faixa etária dos 56-65 anos é a que menos prioriza os conceitos de diversidade, equidade e inclusão (71%), sendo os mais jovens (dos 35-45 anos) os que mais importância lhes dão (100% de prioridade).