Scroll Top

Em Lisboa, há quem vá caminhar com um médico

caminhar com um médico

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) juntou-se ao projeto ‘Walk with a Doc’ (‘Caminhar com um médico’) e promove caminhadas, conjugando a prática de atividade física à promoção da literacia em saúde mental.

A ‘Walk with a Doc – Alvalade’ decorre todos os meses, na terceira quarta-feira de cada mês, pelas 17h30. A atividade demora cerca de 1h30 (30 minutos de conversa e uma hora a caminhar) e a próxima já tem data: 18 de setembro.

A conversa será dinamizada por um médico, sobre temas de saúde e doença mental. A caminhada será acompanhada por um técnico de atividade física da Junta de Freguesia de Alvalade.

As origens do projeto que convida a caminhar

Nascido em 2005 fruto da ideia de um médico, David Sabgir, cardiologista em Columbus, Ohio, nos EUA, que frustrado com a sua incapacidade de afetar a mudança de comportamento no ambiente clínico, convidou os seus doentes a passear com ele num parque local, numa manhã de sábado de primavera. Para sua surpresa, mais de 100 pessoas apareceram, prontas para se mexerem.

Desde esse primeiro evento, o ‘Walk with a Doc’ cresceu, apesar de manter os mesmos moldes: um médico faz uma breve apresentação sobre um tópico de saúde e, em seguida, conduz os participantes a caminharem ao seu próprio ritmo.

Em 2009, o projeto concentrou-se na construção de um programa que poderia ser facilmente implementado por médicos interessados noutras cidades do país e acabou por se estender a todo o mundo, onde existem hoje mais de 500 Walk with a Doc.

Em Lisboa, já são varias as Unidades de Saúde Familiar que aderiram a esta iniciativa.

Porquê andar?

As vantagens de caminhar são mais que muitas. Além de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom, previne e reduz a pressão alta, reduz enfartes, o risco de AVC em até 50% e melhora a resistência cardiovascular e o seu desempenho.

A isto junta-se ainda uma melhoria da circulação, manutenção dos pulmões saudáveis, fortalecimento dos músculos respiratórios, queima calorias e proporciona perda de peso, reduzindo ainda o índice de massa corporal.

Estimula a digestão, melhora o funcionamento dos órgãos, pode atuar como um inibidor de apetite, alivia cólicas menstruais, pode reduzir o desejo de fumar, ajuda a evitar quedas e muito mais.

Posts relacionados