Scroll Top

Especialistas defendem que HPV pode causar também cancro da próstata

HPV e cancro da próstata

São conhecidos sobretudo por causarem cancro do colo do útero. Mas um grupo de investigadores acredita que os vírus do papiloma humano (HPV) podem desempenhar também um papel no cancro da próstata.

Na revisão de 26 estudos sobre o tema feita por James Lawson e Wendy Glenn, investigadores da Universidade de New South Wales, na Austrália e publicada na revista Infectious Agents and Cancer, foram avaliadas as evidências existentes usando um conjunto de critérios causais, incluindo a força e consistência com a qual o HPV foi associado ao cancro da próstata e se foi detetado nos tecidos da próstata que mais tarde desenvolveram cancro.

“Embora o HPV seja apenas um dos muitos patógenos identificados no cancro da próstata, é o único infeccioso para o qual temos uma vacina”, refere James Lawson, facto que, segundo diz, justifica este trabalho.

Os autores descobriram que os tipos de HPV 16 e 18, que causam a maioria dos cancros do colo do útero, foram identificados em tecidos normais, benignos e malignos da próstata. Mas acabou por ser significativamente maior nos cancros da próstata.

Mais especificamente, estudos recentes verificaram que 231 de 1071 casos de cancro da próstata (21,6%) eram positivos para HPV, enquanto apenas 74 (de 1103 controlos benignos – 6,7%) testaram positivo.

Wendy Glenn explica que em vários estudos, realizados em diferentes países e usando métodos diferentes, “foram encontradas evidências razoavelmente consistentes de que o HPV é significativamente mais prevalente em cancros da próstata do que nos tecidos normais e benignos da próstata”.

Não só isso, mas os autores também descobriram que nos países onde a mortalidade por cancro do colo do útero é alta, acontece o mesmo com a mortalidade por cancro da próstata.

“Como as infeções por HPV o estão associadas à maioria dos casos de cancro do colo do útero e os meios mais frequentes de transmissão são provavelmente a atividade sexual, os dados podem indicar que a infeção por HPV pode ser transmitida durante a atividade sexual e desempenhar um papel causal no cancro da próstata, tal como cancro do colo do útero”, refere James Lawson.

Vacina contra o HPV para todos

Os dados do estudo levam os autores a considerar que, tendo em conta o papel do HPV no cancro da próstata, se deveria incentivar a vacinação universal contra estas infeções.

“Muitas pessoas assumem que as infeções por HPV causam sobretudo cancros nas mulheres. Este não é o caso. Os HPVs são uma causa comum de cancros nos homens, que são principalmente cancros genitais do ânus e do pénis, mas também incluem da boca, língua e garganta. Por isso, é plausível que o HPV também possa desempenhar um papel no cancro da próstata e que a vacinação contra o HPV possa ajudar a impedir o desenvolvimento deste tumor”, alerta James Lawson.

Posts relacionados