Scroll Top

ESTeSC integra rede internacional para estudo do impacto da Covid-19

ESTeSC

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) é um dos parceiros do projeto unCoVer, que vai avaliar o impacto da Covid-19 a nível mundial e propor estratégias de saúde pública a implementar no futuro pós-pandemia.

Representada pela docente Ana Lucia Baltazar, a ESTeSC terá a cargo o tratamento dos dados relacionados com hábitos alimentares e nutrição, sendo a única instituição portuguesa a atuar nesta área no âmbito do programa.

O projeto unCoVer, financiado em três milhões de euros pelo programa Horizonte 2020, reúne 26 parceiros europeus e norte-americanos que, a longo de dois anos, vão trabalhar na recolha e análise de dados relacionados com a prestação de cuidados de saúde e hábitos de vida em período de pandemia.

Analisando dados que atualmente se encontram dispersos e tratando-os de forma global, a rede, composta por instituições de ensino, agências de saúde e hospitais, irá procurar preencher lacunas de conhecimento e reunir informação sobre a segurança e eficácia dos tratamentos destinados à Covid-19, bem como sobre o impacto da doença junto da população e dos sistemas de saúde.

“Uniformizando conhecimento será possível criar evidência científica e estratificar estratégias de saúde pública para o futuro”, explica Ana Lúcia Baltazar, docente do departamento de Dietética e Nutrição da ESTeSC.

Intervindo na área da nutrição, a docente vai trabalhar dados sociodemográficos, bem como questões relacionadas com estilos de vida, nutrição e hábitos alimentares, cujos padrões terão sido alterados no contexto da pandemia.

“A relação entre os novos hábitos alimentares, o estado nutricional e a COVID-19 revelam-se hoje como imperativos para o conhecimento e transposição do mesmo, bem como na identificação de estratégias em saúde”, nota, lembrando que a pandemia de Covid-19 representa um desafio global.”

Liderado pelo Institute for Tropical Medicine Antwerp, o projeto unCoVer teve início a 15 de novembro e vai prolongar-se até novembro de 2022.

Posts relacionados