Scroll Top

Estudo revela que a diabetes afeta o bem-estar mental de 3 em cada 4 pessoas com a doença

bem-estar mental na diabetes

Um novo inquérito global, realizado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), revela que 77% das pessoas que vivem com a doença sentem ansiedade, depressão ou outro problema de saúde mental devido à diabetes.

O medo de desenvolver complicações (83%) foi o fator mais comum que impactou o bem-estar mental. Outros fatores incluem a gestão diária da diabetes (76%), o estigma e a discriminação (58%) e o medo de agulhas (55%).

O inquérito destacou também um apelo claro a um melhor apoio, com três em cada quatro pessoas que vivem com diabetes a manifestarem o seu desejo de mais ajuda para o seu bem-estar emocional e mental por parte dos seus prestadores de cuidados de saúde.

O que dizem o doentes sobre o seu bem-estar mental

Embora a diabetes nem sempre conduza a desafios de saúde mental, um número significativo (79%) de participantes refere sofrer de esgotamento associado à diabetes, principalmente devido à tensão emocional e às exigências da gestão diária. De forma alarmante, três em cada quatro pessoas afetadas pelo esgotamento admitiram ter interrompido o tratamento da diabetes devido ao stress ou à sensação de sobrecarga.

“De acordo com as nossas últimas estimativas, mais de 0,5 mil milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes, e uma em cada oito deverá ser afetada até 2045”, afirma Peter Schwarz, presidente da IDF. “Tendo estes números em mente, o nosso inquérito sugere que o bem-estar mental de mais de 400 milhões de pessoas pode ser afetado devido ao fardo diário de gerir a sua condição. Embora a diabetes afete o bem-estar físico e mental, os cuidados centram-se geralmente apenas no controlo do açúcar no sangue, deixando os doentes muitos sobrecarregados. Precisamos de olhar para além do açúcar no sangue para uma vida melhor com diabetes.”

Realizado em sete países de seis regiões, o inquérito incluiu participantes do Brasil, Índia, Indonésia, Paquistão, África do Sul, Espanha e EUA.

Na Índia, 86% das pessoas com diabetes relatam problemas de saúde mental relacionados com a sua condição. A África do Sul reflete preocupações semelhantes, com 84% dos inquiridos a enfrentarem dificuldades de saúde mental e 83% a procurarem mais apoio emocional dos prestadores de cuidados de saúde. No Brasil, 80% dos participantes referiram que interromperam ou interromperam o tratamento devido ao stress causado pela diabetes.

A propósito do Dia Mundial da Diabetes, a IDF apela aos prestadores de cuidados de saúde, aos decisores políticos e às comunidades para que reconheçam o profundo impacto da diabetes no bem-estar. Colocar o bem-estar no centro dos cuidados com a diabetes pode melhorar os resultados de saúde e a qualidade de vida global de milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo.

 

Crédito imagem: Pexels

Related Posts