Scroll Top

Exames oftalmológicos: uma rotina que pode salvar vidas

exames oftalmológicos

A maioria das pessoas fica surpreendida ao saber que os primeiros sinais de várias doenças graves que afetam o organismo podem ser detetados nos olhos. Doenças cardíacas, diabetes, cancro, pressão alta, esclerose múltipla, doenças autoimunes, doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo a doença de Alzheimer podem ser detetadas no olho. Isso porque os vasos sanguíneos e nervos que se encontram nos nossos olhos refletem o estado do resto do corpo. Os exames oftalmológicos de rotina podem fazer mais do que salvar a visão: podem salvar vidas.

Barbara Krupar, uma reformada de 65 anos do Ohio, nos EUA, é disso exemplo. Foi ao oftalmologista depois de sentir algumas alterações na sua visão e, quando Nicole Bajic, oftalmologista, lhe fez alguns exames oftalmológicos, detetou possíveis sinais de alerta precoce de um AVC, tendo recomendado que se dirigisse a uma urgência. Foi aí que foi determinado que a artéria carótida no seu pescoço estava 85% bloqueada, havendo o risco iminente de um AVC.

“A experiência de Barbara realmente destaca a importância de fazer os exames oftalmológicos anuais”, afirma Bajic, oftalmologista da Cleveland Clinic e porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia. “O melhor cuidado é o preventivo. É como examinar os dentes todos os anos. Quer saber se há mais alguma coisa a formar-se.”

Para proteger a visão e a saúde geral, os oftalmologistas aconselham:

  • Comer bem. Uma dieta saudável para o coração, cheia de folhas verdes e frutas coloridas, é também boa para os olhos. Estudos mostram que alimentos ricos em vitaminas C e E, zinco, luteína, zeaxantina e ácidos gordos ómega-3 podem diminuir o risco de certas doenças oculares, incluindo degeneração macular, catarata e olho seco.
  • Exercício. Para a saúde ocular, a ciência mostra que o exercício regular pode proteger a visão e, para quem já tem uma doença ocular, pode ajudar a geri-la melhor.
  • Conhecer a história familiar. Muitas das principais causas de cegueira são familiares, como a degeneração macular e o glaucoma. Conhecer o seu histórico familiar e partilhe-o com o seu oftalmologista no seu próximo exame oftalmológico.
  • Não deixe de fazer os exames oftalmológicos de rotina, que são importantes porque a doença ocular geralmente começa sem nenhum sintoma.

Posts relacionados