Scroll Top

Frutos secos: o aliado inesperado na perda de peso

frutos secos

Quer sejam polvilhados nos cereais matinais ou como snack para o lanche da tarde, um punhado de frutos secos pode ser a segunda melhor opção quando se trata de perda de peso. É pelo menos isso que conclui um novo estudo da Universidade do Sul da Austrália, que mostra que incluir frutos secos nas dietas de perda de peso com controlo de calorias não impede a perda de peso e, em vez disso, pode ter o efeito oposto.

Analisando os resultados de sete ensaios clínicos randomizados que avaliaram alterações de peso e controlo glicémico em dietas com restrição de energia, os investigadores descobriram que nenhum dos estudos revelou um efeito adverso na perda de peso quando foram incluídos frutos secos como parte da dieta.

Em vez disso, quatro dos sete estudos mostraram que as pessoas que ingeriram 42 a 84g de frutos secos como parte de uma dieta com restrição calórica alcançaram significativamente mais perda de peso do que aquelas que seguiram dietas sem as nozes, amêndoas ou afins. De facto, a perda de peso nas dietas enriquecidas com este tipo de frutos alcançou 1,4-7,4 quilos extra, o que pode estar relacionado com a sua capacidade de ajudar a reduzir a fome de forma eficiente.

Curiosamente, nos estudos que não mostraram diferença na perda de peso entre dietas com restrição calórica “enriquecidas com frutos secos” e sem estes, as dietas normalmente incluíam menos deste tipo de frutos.

Os benefícios dos frutos secos

Os frutos secos são, segundo Alison Coates, investigadora, um alimento rico em nutrientes que deve ser incluído em dietas para perda de peso. “As pessoas muitas vezes evitam-nos quando tentam perder peso porque pensam que os seus teores de energia e gordura podem contribuir para o ganho de peso.”

“Mas, na verdade, são ricos em gorduras insaturadas saudáveis, proteínas vegetais e fibras alimentares, que desempenham um papel na promoção da saciedade e na redução do consumo excessivo de calorias. Os frutos secos estão associados à melhoria da saúde cardiovascular e metabólica, melhor saúde intestinal e melhor desempenho cognitivo.”

Ainda de acordo com a mesma fonte, “se o ganho de peso era uma preocupação que desencorajava as pessoas de comer frutos secos, fica a certeza de que não é esse o caso. Estes não causam ganho de peso. Além disso, não afetam negativamente a perda de peso, mas parecem ajudá-la.”

 

Crédito imagem:

Related Posts