Gestos simples para proteger a visão ao usar lentes de contacto

dicas para lentes de contacto

As lentes de contacto são dispositivos médicos, o que significa que a sua prescrição deve ser feita por um especialista. E não é por acaso que isto acontece. É que, se não forem usadas corretamente, as lentes de contacto podem danificar seriamente os nossos olhos. Para o evitar, a Academia Americana de Oftalmologia deixa dicas para quem as usa.

De facto, o uso incorreto de lente de contacto pode causar infeções mais ou menos graves. De dor a vermelhidão, passando pela conjuntivite ou irritação, as consequências desse mau uso deixam marca, que podem, no entanto, ser evitadas. Basta apenas ter alguns cuidados.

É importante substituir a caixa onde guarda as lentes a cada três meses, assim como não se esquecer de a limpar antes de adicionar o líquido que acompanha as lentes.

Se usar lentes de uma forma esporádica, limpe-as antes de as usar e não use a água da torneira como solução de limpeza.

Não vá para dentro de água, seja esta do mar ou da piscina, com as lentes de contacto, uma vez que a água tem germes que se podem colar às lentes e provocar infeções graves.

Dê descanso aos olhos retirando as lentes de contacto

Retire sempre as lentes de contacto antes de se deitar e não se esqueça de dar aos olhos um descanso’ de vez em quando, substituindo-as pelos óculos.

Mesmo que as lentes pareçam estar em bom estado e se sinta bem quando as usa, siga as instruções de uso, nomeadamente aquelas que indicam o tempo durante o qual as pode usar.

Estes são gestos simples, mas que podem fazer a diferença no cuidado dos olhos quando se usam lentes de contacto. E, claro, em caso de desconforto no seu uso, o caminho deve ser apenas um: contactar o oftalmologista para avaliar a situação. 

Posts relacionados