Chama-se Bright Sky Portugal e é uma aplicação, lançada pela Fundação Vodafone e pela Associação para o Planeamento da Família, com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que tem como principal minimizar o impacto da violência doméstica na sociedade portuguesa.

Para isso, a ‘app, atua junto de dois públicos-alvo: o público em geral, através da sensibilização para os temas e contornos relacionados com esta problemática; e a disponibilização de informação útil direcionada especificamente para as pessoas vítimas de violência doméstica.

Uma iniciativa que surge num contexto em que a pandemia está a agudizar as situações de violência doméstica já existentes, sendo imperativo reforçar os meios de apoio, sensibilização e informação às vítimas.

Segundo dados divulgados pelo Governo, até junho deste ano foram consumados 10 homicídios (sete mulheres, uma criança e dois homens), menos 25 pessoas face ao período homólogo.

Os indicadores do Executivo revelam também que, durante o período de isolamento social, nos estados de emergência e de calamidade no País, a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica registou um total de 24.672 atendimentos.

Recorde-se que, durante este período, foi lançada a linha SMS 3060, criada pela Fundação Vodafone, gratuita e sem registo, para que as vítimas possam enviar pedidos de ajuda, por escrito. Esta linha recebeu cerca de 220 pedidos de apoio de março a setembro.

Várias funcionalidade para vítimas de violência doméstica

A aplicação Bright Sky Portugal, disponível para Android e IOS, permite que os utilizadores localizem, de forma rápida e intuitiva, uma lista de contactos dos serviços de apoio mais próximo, através da localização atual ou inserindo o concelho, cidade ou código postal.

Além de conteúdos informativos relevantes e credíveis, a disponibiliza também questionários de avaliação de risco, permitindo que familiares ou amigos possam avaliar o tipo de relação que alguém próximo de si poderá ter e se a mesma poderá ser considerada uma situação de risco, sendo fornecidas conselhos e recomendações face às respostas dadas.

As pessoas vítimas de violência poderão, de forma intuitiva, aceder às funcionalidades do sistema operativo dos telemóveis para realizarem registo de texto, voz e áudio, permitindo-lhes construir um diário com situações de abuso que tenham sofrido.

Os registos feitos a partir desta funcionalidade não ficam guardados nem na aplicação, nem no telemóvel: são enviados para o endereço de e-mail que o utilizador da aplicação definiu.

Outra das funcionalidades da App Bright Sky Portugal é a disponibilização de um guia de segurança digital, com dicas e conselhos que contribuem para aumentar a resiliência e a segurança online das pessoas vítimas de violência enquanto utilizadores de novas tecnologias.