É, para já, uma funcionalidade apenas disponível no Centro Hospital do Tâmega e Sousa. Mas em breve, todos os os doentes internados em instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão poder receber mensagens de familiares e amigos, os chamados postais digitais.
A ideia é lançada em jeito de celebração dos 39 anos do SNS. E trata-se de uma nova funcionalidade tecnológica, desenvolvida pelo Ministério da Saúde.
“São postais ilustrados temáticos, em suporte digital, que permitem a quem está internado receber mensagens de familiares e amigos, em épocas festivas e especiais, eliminando distâncias geográficas, proporcionando maior bem-estar durante o período de internamento e, deste modo, contribuindo para uma recuperação mais rápida”, revela a tutela.
Aceder, escolher e enviar
Para compor estes postais, o utilizador tem de aceder à respetiva funcionalidade através da área do cidadão do Portal SNS, ou pelo site da entidade hospitalar pretendida, selecionar o tema, a imagem alusiva e preencher o formulário com a mensagem e os dados do cidadão internado.
A validação dos dados é feita pela instituição hospitalar e, depois disso, o postal é entregue ao cidadão internado.
No caso dos hospitais que já aderiram ao projeto de desmaterialização, o postal é mostrado num tablet. Se o processo ainda não estiver totalmente implementado, o mesmo é entregue em suporte papel. Caso o cidadão já não esteja internado, os serviços administrativos enviam o postal para a sua residência.
Uma iniciativa que pretende “reforçar ainda mais a proximidade dos cidadãos aos serviços de saúde, fomentando a literacia digital em saúde”.