
Quem tem filhos provavelmente sabe o que é o Minecraft, um videojogo mundialmente popular que captou a atenção de mais de 141 milhões de jogadores ativos. Mas o que talvez não saibam é que mais do que isso, podendo ainda desempenhar um papel significativo na formação do desenvolvimento das crianças, das interações sociais e da aprendizagem cognitiva, afirmam investigadores da Universidade do Sul da Austrália (UniSA).
Um estudo recente descobriu que quando as crianças se envolvem em brincadeiras colaborativas no Minecraft, promovem o trabalho em equipa, a comunicação e as competências sociais, à medida que trocam ideias e resolvem problemas em tempo real.
A autora e investigadora da UniSA, Vincenza Tudini afirma que o Minecraft pode ser uma ferramenta poderosa para a aprendizagem, criatividade e desenvolvimento social. “Pelo que vemos das interações das crianças no Minecraft, é muito mais do que apenas um passatempo digital; é um parque infantil virtual onde as crianças podem desenvolver competências de resolução de problemas, colaboração e competências linguísticas”, afirma.
“Também sabemos que o Minecraft é um jogo pró-social, com os jogadores a demonstrarem saudações e avaliações positivas de jogo enquanto interagem entre si. À medida que jogam ou veem vídeos, desenvolvem as suas competências linguísticas e aumentam a sua literacia digital”, refere a especialista.
Para Vincenza Tudini, “as habilidades de equipa e a resolução de problemas também são importantes no Minecraft. Ao contrário dos videojogos tradicionais, que tendem a focar-se na competição e na pontuação, o Minecraft é uma experiência aberta que incentiva as crianças a construir, explorar e interagir, com os jogadores a trabalharem frequentemente em conjunto para atingir objetivos comuns”.
E dá ainda conta de “muitos casos em que os jogadores experientes estão a orientar ativamente os jogadores menos experientes nos desafios. Esta aprendizagem estruturada apoia o pensamento criativo, a motivação e o crescimento e, como é ministrada por colegas, desenvolve as competências de equipa e a confiança”.
Não há bela sem senão: os desafios do Minecraft
Apesar de oferecer oportunidades de aprendizagem, este jogo também traz consigo desafios, sobretudo em ambientes online abertos.
“Todos os espaços online apresentam riscos de segurança. Embora o Minecraft promova interações sociais positivas, podem expor as crianças a riscos online, como o bullying ou interações com jogadores desconhecidos”, afirma Tudini.
“Garantir a segurança das crianças e maximizar o potencial educativo do jogo requer o envolvimento ativo dos pais e dos educadores. Precisamos de ensinar as crianças sobre práticas de jogo seguras, incentivar o jogo com amigos conhecidos e monitorizar o conteúdo para garantir uma experiência de jogo segura.”
Desta forma, defende, “podemos ajudar as crianças a tirar partido dos seus benefícios enquanto navegam no mundo digital de forma responsável”.
Recomendações para os pais
Aos pais, os especialistas recomendam que:
- Incentivem a brincadeira colaborativa com amigos ou irmãos para melhorar as competências sociais e o trabalho em equipa.
- Optem por servidores privados ou adequados para famílias, para reduzir os riscos associados ao jogo multijogador público.
- Monitorizem o YouTube e o conteúdo online para garantir que os canais são apropriados.
- Ensinem as regras de segurança online, estabeleçam limites sobre a partilha de informações pessoais e incentivem a comunicação respeitosa online.
- Garantam um equilíbrio saudável entre o tempo de ecrã e outras atividades offline.